Existe uma mística hoje no mundo digital sobre como transformar o seu público em possíveis clientes que consequentemente experimentarão o seu serviço. Na saúde, o que a maioria dos profissionais vem utilizando no seu marketing digital em geral, são estratégias de se tornarem famosos (falamos sobre isso no post da semana passada!). Levando para o ponto de vista de criar uma autoridade na área de atuação, ajuda muito ser famoso, mas você pode ser muito mais importante para o seu paciente, se você utilizar a estratégia do “inbound marketing” ou marketing de relacionamento.
A principal diferença do inbound marketing é que nele o cliente é quem procura a empresa e não o contrário! Lembrem: As pessoas adoram comprar mas odeiam os vendedores que ficam oferencendo o seu produto!!! Então são utilizadas estratégias e ações para atrair o potencial cliente para seu Instagram, Facebook ou site e daí criar um relacionamento com ele. Hoje o bem mais importante a ser compartilhado, e que pode te transformar em uma autoridade na sua área, e ao mesmo tempo ser importante para milhares de pessoas, é a elaboração e compartilhamento de conteúdos relevantes para aqueles que são o seu público alvo ou mais particularmente a sua persona. Persona é um perfil semificcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criado para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa (ajuda muito você saber quem é sua persona na hora de desenvolver suas estratégias de marketing!)
Então, ao invés de se preocupar em colocar apenas divulgação do seu nome ou especialidade, busque entender as dores do seu públicoalvo e compartilhe conteúdos relevantes com aqueles que vc gostaria de se tornar importante. Consequentemente eles irão te procurar para execução do seu serviço. Através dessa estratégia você fará com que as pessoas entendam suas dores, avaliem as possibilidades de tratamento e gere um relacionamento com você. Invariavelmente essa pessoa irá procurá-lo para realização do tratamento, já que você se tornou relevante para ela, e assim virar seu cliente!!!
E aí? Você está fazendo marketing de relacionamento ou está sendo vendedor “chato”?