A matemática é uma ciência exata onde os resultados em geral só podem ter uma resposta. Esse conceito é quase o oposto do que o empreendedorismo conceitua. Para se tornar um empresário independente no ramo que você atua, buscar respostas diferentes para um mesmo problema (se possível com resultados melhores) é o que vai fazer de você um empresário inovador.

Temos que sempre buscar esse conceito no mundo atual: o que sua empresa tem de diferente? Se a resposta é nada, isso significa que você vai depender de duas possibilidades: ou coloca um preço mais atrativo, já que você não inovou na entrega do valor do seu serviço, ou faz um investimento mais alto em marketing de promoção para que as pessoas cheguem primeiro a você. Das duas formas a sua longevidade no mercado será difícil, já que depender do preço está cada vez mais complicado em mercados com aumento da concorrência direta (como o da saúde), e no caso da necessidade de investimento no marketing, além de depender de altos investimentos, sua credibilidade pode ser posta em cheque caso seu cliente tenha possibilidade de encontrar posteriormente entregas com melhor valor.

 

 

Muitas vezes, buscando melhorar a qualidade do atendimento, as empresas contratam mais colaboradores. E se acreditamos que a nossa produtividade será multiplicada pelo número de colaboradores, por exemplo, se dobrarmos a equipe, dobraria a produtividade também. Numa lógica matemática essa seria uma realidade, mas no mundo real do empreendedorismo, em geral isso não acontece. Muitas vezes, mais pessoas são mais conversas, mais desvio de foco, mais colaboradores insatisfeitos, e alguns casos podem até diminuir a produtividade da sua clinica.

 

 

Logicamente, o propósito, o engajamento e a cultura da empresa são importantíssimos nesse contexto. Um exemplo de empresa onde a produtividade, engajamento e custo operacionais são imbatíveis é a escola de samba. Na escola de samba, os trabalhadores em geral são voluntários que trabalham o ano todo, muitas vezes bancando do próprio bolso transporte e alimentação, dedicando muitas horas da semana naquele projeto com uma produtividade máxima da sua capacidade individual. A maioria compra a sua fantasia para poder participar do desfile, que exige ensaio e dedicação para cantar o enredo durante duas horas no dia do desfile. E no dia seguinte da apuração, se a escola não ganha, ele chora e promete se dedicar ainda mais para o próximo ano. Esse é um modelo fantástico!!!

 

 

Ter esse nível de engajamento é muito difícil no mundo corporativo, até porque as pessoas precisam ter monetização para viver. Mas ter um propósito definido e incorporado pela equipe pode fazer toda diferença na cultura da empresa e consequentemente na produtividade da equipe, e quem sabe 2+2 possam dessa forma se transformar em 5, 6, 7…

Bruno Trevisan Rosa CEO Encantadores de Pacientes

WhatsApp chat