Você imagina a sua vida sem o Google hoje em dia? Essa é uma pergunta que devemos fazer sempre para saber a falta que faríamos na vida das pessoas. Empresas, marcas ou clínicas que não fazem falta para ninguém não são, e nem serão, IMPORTANTES na história. Sem dúvida a Google faria muita falta na vida de muita gente, e porque?
Primeiro ponto é que, sem dúvida alguma, nenhuma plataforma de busca conseguiu chegar nem perto dessa potência nesse mundo de busca desenfreada por informações cada vez rápidas. E ele se torna um elo fantástico para que esse objetivo seja alcançada.
A história de sucesso da Google começa na sua constante preocupação com a experiência de busca em seu site. No seu início, os sites de busca eram todos muito poluídos porque a página de busca era o mesmo lugar onde era realizado a divulgação das marcas que pagavam para aparecer nesses sites.A primeira inovação da Google foi configurar uma página de busca limpa e de fácil visualização. No entanto, o grande desafio era monetizar esse processo. Foi daí que surgiu o Google AdWords ou buscador de palavras, ou seja, a monetização do processo começou a ser realizada por um leilão de palavras procuradas e foi assim que ganhou tanta relevância.
Além do buscador de palavras, ele começou a utilizar o site dos outros para colocar as propagandas, dessa forma ele não precisava poluir o seu e os outros sites se tornavam mais relevantes, pois eles se tornaram parceiros do Google.Esse foi um diferencial tremendo, mas para que todo o seu operacional funcionasse, eles precisavam de pessoas criativas e motivadas para executar toda aquela inovação no dia a dia da sua operação.
Pensando nisso, o local tinha que inspirar criatividade e assim, desde o início, os ambientes da Google eram inspiradores. Além de muitos puffs, mesas de sinuca e vídeo game, é um ambiente completamente informal.
O restaurante funciona 24 horas servindo refeição e lanches o tempo todo para que as pessoas possam se sentir prestigiadas naquele ambiente inovador. Esse modelo acabou virando padrão para empresas inovadoras com pessoas criativas.
O que podemos aprender com esse ícone da internet para nossas clínicas? Primeiro, inovar na sua formatação de negócio e pensar nas dores do seu cliente para transformar a experiência dele em algo encantador; segundo, criar um ambiente que deixem os colaboradores motivados pelo seu propósito. Dessa forma conseguiremos nos destacar e assim como a Google, faremos falta para muita gente se deixarmos de existir.
Forte braço,
Bruno Rosa