O e-mail marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de e-mails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.
O e-mail marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações intrusivas.
Porém, graças ao avanço de automação de marketing, esse canal se tornou a melhor maneira de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.
O e-mail marketing pode ser uma estratégia de Marketing Digital baseada na comunicação entre a clínica e seus pacientes, via correio eletrônico.
Esse contato (por meio do disparo de e-mails) pode ser feito a partir de uma segmentação dos contatos em conjunto com o uso de ferramentas de automação, capazes de escalar o processo de personalização das mensagens.
Alguns exemplos comuns de e-mail marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:
- oferta de passagem aérea;
- promoções;
- confirmação de uma compra online;
- newsletter
No início do uso do e–mail como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”). Assim, o e–mail era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.
Por essa razão, durante muitos anos, o e–mail marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o e–mail é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.
Há alguns anos, muitas pessoas começaram a dizer que as redes sociais iriam substituir o e-mailmarketing. Diziam que poderíamos jogar fora a nossa lista de e-mails porque não íamos mais precisar dela para nada e que os jovens não usavam mais e-mail, eles só usavam as redes sociais.
No final, na minha opinião, ambas as ferramentas são compatíveis, e de fato elas podem trabalhar muito bem em conjunto.
É importante lembrar que não temos tanto controle sobre o que acontece com as redes sociais, por exemplo, o Google anunciou uma notícia devastadora para muitas empresas: o Google decidiu parar de oferecer o Google+ devido a um bug de segurança que afetou meio milhão de contas.
Por que utilizar e-mail marketing?
Nos últimos tempos, as redes sociais têm ganhado os holofotes no marketing digital. No entanto, o e-mail marketing também pode ser uma ótima opção para quem coleta endereços de e-mail e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos. Veja alguns motivos:
A- Grande alcance
Em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a mais de 3 bilhões ao final de 2020. Esse número representa mais de um terço da população mundial!
Nosso endereço de e–mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de e–mail. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.
Para você ter uma rede social, você precisa de um e–mail, e melhor do que isso, existem estratégias de você encontrar todos os seus clientes onde ele estiver na internet (redes sociais ou nos sites que ele visita), e para executar essa ação chamada remarketing, ter uma lista de e-mail é importantíssima.
B- Alcance previsível
Quando uma clínica faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algorítimos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.
Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.
Já no e-mail marketing, o mesmo não acontece. Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu e-mail na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais para frente).
C- Formato flexível
O e-mailé a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura. Mensagens enviadas por e-mailnão têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.
Um e-mail pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ter o formato de que você desejar!
Obviamente, existem boas práticas a serem seguidas na hora de escrever e fazer o layout de um e-mail.
D- Alto retorno financeiro
Para começar uma estratégia de e-mail marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de e-mail e uma pessoa para executar a estratégia.
Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é essencial e existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade.
Independentemente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.
Portanto, ao contrário do que muita gente imaginava, a estratégia de e-mail não diminuiu, ela evoluiu, e sem sombra de dúvidas, ainda é uma das melhores ferramentas para você se relacionar com os seus pacientes.
Como utilizar essa estratégia de forma a ter resultado?
Existem diversos passos no envio de uma campanha de um E-mail Marketing (EMKT) que você não pode esquecer. Os principais são:
1- Planejamento
Persona – defina a sua para entender como se comunicar com ela.
Segmentação – envie os e-mails para as pessoas corretas
Conteúdo – desenvolva um conteúdo que seja importante para os seus pacientes.
2- Calendário
Defina dia e horário do disparo, se baseie no melhor dia de abertura do seu cliente, essa etapa necessitará de alguns testes até que você chegue lá.
3- Conteúdo
- Produzir os textos do e-mail
- Pensar em 5 assuntos (título do e-mail) diferentes e selecionar 1
- Revisão
4- Layout do E-mail
- Criar layout considerando a estrutura do conteúdo
- Revisar layout com o conteúdo final
- Fazer um disparo de teste e verificar:
Assunto do e-mail
-
- Imagens
- Links
- Conteúdo
5- Disparo
- Crie a segmentação de acordo com o planejamento
- Termine a configuração da campanha e agende o disparo
6- Análise
- Taxa de Abertura
- Taxa de Cliques
- Taxa de Conversão
Em suma:
Na nossa estratégia de marketing digital, não podemos esquecer de construir e cuidar da nossa lista de e-mail, se não, estaremos à mercê das redes sociais que, naturalmente, têm seus próprios interesses comerciais.
Isso não significa que não precisamos usar ferramentas como as que comentamos hoje, elas são absolutamente necessárias, mas, para ter maior segurança, temos que ter sempre uma estratégia de substituição: uma ferramenta sólida e confiável na qual possamos confiar sem tantos riscos, e essa estratégia é o e-mail marketing e a nossa lista de e-mail.