Vivemos num mundo cada vez mais dinâmico, e as pessoas cada vez mais estão tendo que se reinventar para terem o seu lugar nesse mercado.

Durante muito tempo, as empresas procuravam por pessoas que construíam uma história ao longo da vida chamada de experiência e elas eram as mais cobiçadas do mercado. Não que esse não seja um indicador importante, mas essa sem dúvida nenhuma é uma característica que se conquista com o tempo. 

Cada vez mais, se torna importante valorizar a vontade de crescer, de prosperar e de aprender. A média de trabalhos ao longo da carreira das pessoas subiu bastante, no passado as pessoas passagem por poucos trabalhos na sua carreira, hoje o turnover subiu bastante: as pessoas passam por muito mais empresas e mudam mais de carreira na sua vida, afinal, a grande maioria almeja crescimento pessoal e profissional.

Muitas vezes quando vamos procurar um novo colaborador, avaliamos em primeiro lugar a experiência, porém esse é um dos principais erros de contratação de colaboradores com potencial. 

Muitas vezes temos uma empresa pequena onde não temos muitos degraus para o crescimento, mas esse não poderá ser um empecilho para busca de um colaborador com potencial . A busca de alguém com esse perfil se inicia com um alinhamento de propósito, se ele não estiver alinhado com o que te move, esse relacionamento será abalado de alguma forma em pouco tempo.

A partir do momento que seu colaborador está alinhado com seu propósito, faz se necessário entender os seus pontos positivos em relação ao seu negócio. Na área da saúde, um ponto primordial é gostar de gente! Lidamos todos os dias com seres humanos complexos, em geral com ansiedade e medo, e para lidar com essa complexidade, saber se relacionar com pessoas é fundamental. Os pacientes constantemente criam relacionamento com as pessoas envolvidas no processo, sabem inclusive informações pessoais e de certa forma são essas posturas que encantam. 

Portanto, avalie com mais tempo as pessoas a serem contratadas e ganhe tempo (perde-se muito trocando colaboradores): prefira potencial e não histórico, e dessa forma tenha uma equipe encantadora de pacientes.

Abraço,

 

Bruno Rosa 

BRUNO TREVISAN ROSA CEO Encantadores de Pacientes

WhatsApp chat