É muito comum ouvirmos algumas pessoas falarem: “Eu não perco um paciente!” Essa afirmação é no mínimo arriscada. Não perder paciente só é bom quando não precisamos passar por cima de preceitos da ética e da credibilidade para conquistá-lo. Se você não perde paciente, isso significa que em algum momento você passa por cima desses preceitos e que muitas vezes você não foca no seu verdadeiro paciente.
Com o passar da minha vida, venho percebendo que aqueles que buscam agradar a todos, acabam não agradando ninguém. Já perdi muito tempo tentando agradar aqueles que não queriam ser agradado por mim (aqueles que muitas vezes não gostavam de mim, da minha filosofia, do meu jeito…) e sem dúvida alguma deveriam ter suas razões, por mais que eu não concordasse, provavelmente por preconceito, ou seja, algum conceito prévio que não conheciam, ou mesmo por não concordar com os meus conceitos. O fato é que cabe a mim respeitar.
Mas a modificação dos meus princípios para agradá-los deve ser avaliada com cautela, não posso passar por cima dos meus preceitos para que isso aconteça, principalmente se isso for abalar a ética e a credibilidade na relação com aqueles que realmente se IMPORTAM comigo. Temos que estar abertos a mudanças: críticas construtivas são sempre benéficas pra a nossa evolução. No entanto, mudar passando por cima dos seus principais conceitos apenas para agradar a todos será um erro grave, principalmente em relação àqueles que realmente acreditam no seu conceito ou missão. Jamais abale a sua ética e credibilidade perante aqueles que a merecem pois levamos uma vida pra conquistá-las e apenas alguns segundos para perdê-las.
Ganhe tempo buscando encantar aqueles que acreditam na sua essência, e perca menos tempo tentando agradar aqueles que não se IMPORTAM com ela. Leve esse mesmo conceito para a sua empresa, entenda quem são os seus clientes e faça com que eles sejam encantados por você. Conhecer o seu paciente é algo que demanda tempo e dedicação. Não perca tempo querendo conhecer todos, foque naqueles que tem o seu perfil e acima de tudo que possam ser beneficiados por você.
As pessoas são diferentes e os negócios do futuro serão os que conseguirem personalizar a forma como você lida com essas pessoas. Algumas pessoas não são beneficiadas diretamente com o seu serviço, portanto tenha em mente que você respeita essas pessoas, mas PRIORIZA aquelas que são beneficiadas e essas devem ser encantadas pela sua missão de negócio.
As barbearias focam a sua estrutura no público masculino: cerveja, mesa de sinuca, petiscos entre outros. Essas são algumas estratégias para encantar o público masculino que na média tem desejos diferentes do público feminino que não tem barba e prefere ir ao salão.
Um paciente é diferente do outro. Procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais do seu serviço. Como sempre falamos, o segredo do Encantamento está em ter empatia de entender quem é o seu cliente, praticando o cuidado que ele necessita na sua solução e se IMPORTANDO com ele! Pratique esse conceito e encante o seu paciente!