Essa é a grande preciosidade do mercado atual: fomentar conteúdos de qualidade para o seu público alvo. Quanto mais conteúdo relevante você conseguir desenvolver para o seu site, blog e redes sociais, maior engajamento e maior relevância você terá nas plataformas de procura como o Google.
Existe uma estratégia chamada SEO (Search Enginier Optimization), através dela você consegue adequar o seu conteúdo ao do Google fazendo com que ele identifique você como uma referência no assunto. Portanto, não basta apenas elaborar conteúdos, também é muito importante planejar corretamente a escrita para ser relevante. No mundo das informações onde a internet se tornou a grande provedora de conteúdos, se tornar uma autoridade naquilo que se propõe trabalhar é exatamente prover conteúdos relevantes para o seu cliente. O primeiro passo para que isso aconteça é exatamente você conhecer seu cliente, identificar a sua persona.
Num passado recente identificávamos os clientes através do chamado público alvo. E qual a diferença do público alvo para persona? Quando falamos em público-alvo, falamos de uma grande quantidade de pessoas, uma parcela da sociedade para a qual seus serviços podem ser úteis.
Na definição do público-alvo da sua clínica, você deve considerar as características demográficas e socioeconômicas dessa parcela da população, bem como seus comportamentos e hábitos de consumo. Por exemplo: “mulheres de 30 a 45 anos, moradores do bairro da Pituba em Salvador-BA, que ganham de 10 a 20 salários mínimos por mês e tem grande preocupação com a estética facial.”
Dentro do público-alvo, existem diversos perfis de clientes. Continuando com nosso exemplo anterior, podemos pensar que existem mulheres que gostam de estética facial, mas preferem fazer procedimentos menos invasivos como maquiagem. Neste sentido, a persona é o retrato do seu cliente ideal, é um arquétipo que reúne todas as características do melhor cliente que a sua clinica poderia ter.
Definir as personas do seu negócio requer um trabalho mais detalhado de pesquisa para que você entenda não só os dados demográficos e socioeconômicos, mas também as características subjetivas dos seus clientes — como as dificuldades que enfrenta no dia a dia, seus sonhos e desejos, como se relaciona com a família, amigos e colegas de trabalho, etc. Essas informações te ajudam a construir estratégias de marketing mais efetivas pois você aumenta a precisão de cada ação, indo direto ao ponto.
Além disso, o atendimento passa a ser mais humanizado, ou seja, você deixa de tratar o cliente por “cliente” e passa a tratá-lo pelo nome, criando conexões emocionais, que são bem mais fortes e duradouras do que uma simples transação comercial.
Como você deve ter percebido, o conceito de público-alvo é mais abrangente, sendo que o de persona é mais específico. Ou seja, a persona é que irá guiar os esforços mais direcionados de marketing da sua empresa, visando atrair e converter os clientes certos.Um dos pilares da sua estratégia de marketing digital que irá depender diretamente de uma boa definição de persona é a produção de conteúdo.
E conteúdo envolve não só o desenvolvimento de artigos para responder perguntas dos seus potenciais clientes, mas também textos e materiais relacionados a sua empresa. Ou seja, o seu conteúdo irá variar de acordo com a jornada de compra do seu potencial cliente. Se ele está mais no início da jornada, ele irá buscar textos, vídeos e imagens sobre o problema, sobre a dor. Por outro lado, em um momento mais fundo de funil, mais para o final da jornada, os interesses serão informações sobre o produto e sobre as condições de compra.
Toda essa produção de conteúdo depende de uma boa definição de persona. Se você definir de forma incorreta, o que vai acontecer é que sua empresa irá atrair a pessoa errada e, ou não irá conseguir vender, ou irá gerar uma venda ruim, que no fim das contas trará prejuízo à empresa.
Muitos empresários focam os esforços iniciais em definir o público-alvo do negócio, mas não valorizam a criação de personas para o desenvolvimento da estratégia digital. Essa falta, entretanto, pode ocasionar dificuldades para alavancar a presença online da sua empresa, retardando o retorno sobre o investimento.
Ao desenvolver uma campanha de marketing digital, a persona tem a função de direcionar as estratégias adotadas e a execução da solução. Esse direcionamento é possível pois a persona representa o cliente ideal da empresa. Ela tem objetivos, receios, expectativas, características de consumo, pesquisa e navegação na internet, e traz informações relevantes para compreender o comportamento do possível cliente.
Portanto conheça a sua persona e logicamente desenvolva conteúdos pra ela, essa é a melhor formatação para você converter curiosos digitais e pacientes para sua clínica.