O planejamento da clínica é fundamental para conseguirmos os nossos objetivos como profissional e até mesmo como ser humano. Quando sonhamos com alguns objetivos traçados (metas), temos a tendência de pensar em algo muito distante e, sem dúvida alguma, conseguir instituir metas alcançáveis e planejadas vai fazer com que você chegue mais próximo da maioria dos seus sonhos e consiga realizar grande parte deles. Para iniciar o planejamento de forma correta, é muito importante você ter o controle de toda a sua clínica: faturamento, custos, vendas e qualidade de atendimento. Para entender a saúde do nosso negócio ou o planejamento futuro, ter os dados corretos tabulados é o primeiro passo para realizar o diagnóstico correto. Como numa doença ou na prevenção delas, precisamos ter exames que nos façam avaliar de forma mais precisa o tratamento ou a prevenção futura, portanto duas ferramentas são fundamentais nesse processo. A primeira são planilhas de acompanhamento do seu negócio e a segunda são sistemas de gestão que facilitem o acompanhamento e a avaliação dos dados.

Hoje está cada vez mais fácil atualizar os dados da sua empresa através de sistemas que automatizam diversas planilhas de análise. No negócio da saúde, quanto menos pessoas no processo, mais automatizado ele precisa ser, isso porque com poucos funcionários os dados precisam ser mais fáceis de ser adicionados. Os sistemas online facilitam nas informações administrativas da sua clínica assim como nas informações para o seu controle de agenda e comunicação com o seu paciente. 

Depois de ter os dados de todo ano, você logicamente conseguirá avaliar de forma mais precisa os 4 pilares de uma empresa: Faturamento, Custo, Venda e Encantamento.

 

Faturamento 

Esse é o termômetro para saber o caminho a ser seguido. Faturamento deve ser progressivo de preferência, principalmente no Brasil que é um país com inflação, se pensarmos que 100 reais hoje irá valer menos um ano depois devido à inflação. Isso significa que se você não crescer o seu faturamento no mínimo no mesmo valor da inflação do ano vigente, você vai estar diminuindo o seu faturamento logicamente. Portanto planejar e avaliar previamente o faturamento é extremamente importante, determinar metas mensais, trimestrais e anuais também são fundamentais para acompanhar durante o ano o seu planejamento.

Planejar significa entender o que aconteceu no passado, estruturar o que você quer que aconteça no futuro e monitorar ao longo do tempo os erros e os acertos da sua estratégia. Portanto dados anteriores, projeção futura e metas de curto, médio e longo prazo são fundamentais.

 

 

Custo

De nada adianta faturar muito se os seus custos forem maiores do que o seu faturamento. O salário do empreendedor, e a maioria dos profissionais de saúde são empreendedores, é o resultado de uma equação simples: faturamento – custo = lucro. Se essa equação não for positiva o seu negócio está te dando prejuízo, e prejuízo planejado durante um tempo pode ser normal, no entanto, negócios que ficam muito tempo negativos estão fadados ao fracasso financeiro. Como diz Marcel Telles, um dos maiores empreendedores do Brasil, custo é igual a unha, sempre dá pra cortar um pouquinho. Mas o grande segredo do negócio está na identificação do que é custo e do que é investimento. Cortar investimento é uma das grandes falhas que um empresa pode cometer em momentos de redução de custo, porque reduzir investimentos positivos pode reduzir a sua margem de lucro e isso afeta diretamente o seu negócio. Portanto, a estratégia de maior sucesso é: corte os custos desnecessários e aumente sempre o investimento na sua empresa. 

 

 

Venda 

Planejar a venda começa na captação do cliente, saber a origem da sua captação é fundamental para você saber as plataformas de maior resultado e consequentemente onde investir para alcançar o máximo de possíveis clientes. A grande vantagem das plataformas digitais é que elas te dão a possibilidade de trabalhar de forma mais precisa na pré venda do seu paciente e fazer com que ele percorra todo funil de vendas antes de chegar a sua clínica. 

Depois de saber a origem, é muito importante ter os dados do pacientes e ter de preferência um sistema de marcação digital para facilitar o acompanhamento do paciente antes de chegar a clínica. E depois do atendimento, preencher corretamente a ficha do mesmo e manter o relacionamento no pós venda, talvez seja a melhor maneira de planejar vendas recorrentes ou futuras do seu atendimento. 

 

Encantamento 

Esse é um planejamento extremamente necessário para aqueles que querem ter prosperidade no mercado. Quando vamos a uma peça e assistimos 2 horas de espetáculo, para executar com maestria aquele script, ocorreram previamente horas e horas de ensaio. Improvisos acontecerão mas eles serão minorias no processo, porque improvisar cansa e se a peça tiver mais improviso do que textos ensaiados, o risco de se tornar uma peça ruim, sem padrões e cansativa é maior. A pergunta que fazemos é: você tem scripts para o atendimento na sua clínica? Você ensaia o atendimento na sua clínica? Se resposta é não, provavelmente o seu processo tem muitos improvisos e depende de muito bom senso, e isso além de cansativo não é padronizado, e a probabilidade das coisas não aconteceram com encantamento, aumentam bastante.

Portanto planejar encantar significa traçar o perfil do seu cliente com a cabeça dele (empatia), oferecer tratamentos competentes e personalizado (cuidado) e scripts de atendimento encantador.

Bruno Trevisan Rosa CEO Encantadores de Pacientes

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