Não estamos na era tecnologia, estamos na era da pós tecnologia!
A Netflix faliu as grandes locadoras de vídeo, o YouTube está gerando uma enorme crise nos grandes canais de televisão, o Uber está complicando a vida dos taxistas, a Airbnb dificultando a vida dos hotéis, a Apple mudou a forma como você comprava música, a Google acabou com a forma que você pesquisava em livros e abriu uma grande crise nas grandes redes de livrarias, a Tesla está mudando o mundo dos combustíveis, a Amazon está diminuindo as compras em shopping centers, o Waze acabou com o gps, o Ifood está acabando com as tele-entregas, o Reclame aqui mudou a forma de você contestar a sua reclamação, o Tinder está acabando com a busca de paqueras na balada, o Twitter mudou as formas de divulgação das notícias bombas, o LinkedIn vem acabando com o currículo de papel e o WhatsApp acabou com os correios.
E você ainda acha que não gosta de tecnologia? A era da tecnologia já passou: se você não está nela, você está muito atrasado. Hoje vivemos uma era pós tecnologia, onde as pessoas já estão utilizando a tecnologia como realidade do dia a dia, e a capacidade de lidar com os aspectos dessa mudança de hábitos vem interferindo no modo como as empresas e as pessoas se relacionam.
O relacionamento entre os seres humanos, por incrível que pareça, vem se tornando o diferencial. Talvez a tecnologia venha humanizando a forma de trabalhar, já que em todo trabalho que não demande desse princípio, as pessoas serão substituídas por máquinas.
A grande mudança nessa era é que as pessoas vem realmente diminuindo a capacidade se relacionar, 17% dos japoneses namoram com máquinas. Em novembro de 2019 estive no maior evento de marketing digital da América latina (2020 não foi realizado devido a pandemia), e o que mais me chamou a atenção foi o silêncio num evento de 12 mil pessoas. As pessoas não conversavam, isso só acontecia quando essas colocavam o seus celulares para carregar, naquele momento ela percebia que haviam pessoas a sua volta e como os celulares tinham que ser carregados, elas poderiam interagir durante aquele tempo de espera.
Portanto as profissões e empresas que irão ter longevidade no mercado, vão ser aquelas que dependeram da humanização, de relacionamento e de experiências diferenciadas dos seres humanos. Utilizar a tecnologia é uma realidade, mas tenha cuidado para ela não distanciar a proximidade daqueles que estão ao seu redor e fazer com que você perca a capacidade de se relacionar, porque esse será o seu diferencial contra aqueles concorrentes chamados máquinas!
Grande abraço,