Um dos grandes conflitos dos tempos modernos é o equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida.
Em primeiro lugar, não devemos nos esquecer de que a qualidade de vida é algo essencialmente subjetivo, ou seja, para uns significa passar mais tempo com a família, para outros é poder se dedicar a um hobby ou conseguir manter uma alimentação saudável.
A qualidade de vida, seja no trabalho ou seja na vida pessoal, tem reflexo direto na saúde (física e emocional) das pessoas e consequentemente na produtividade (motivo pelo qual as grandes empresas já estão investindo alto). Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ansiedade e depressão — doenças associadas à falta de qualidade de vida — acarretam anualmente prejuízos na casa de US$ 1 trilhão por ano, em razão da perda de produtividade).
A qualidade de vida no trabalho é um fator-chave na retenção de funcionários. Lembre-se que o custo de contratação de um novo colaborador envolve não apenas o pagamento de salários e encargos, mas tempo e energia em treinamento.
São inúmeras as situações que representam qualidade de vida para as pessoas e certamente dentro da sua empresa ou ambiente de trabalho, existem interesses distintos e não dá para fazer uma ação para atender cada um deles. Então, conhecer o que pode ter de comum entre todos da sua equipe pode representar uma boa solução para este dilema.
A gestão de tempo das tarefas dos colaboradores planejando seu trabalho de forma realista e gerenciando suas cargas de trabalho, faz com que eles se sintam mais confiantes e capazes de cumprir suas obrigações.
Outro ponto importante é um ambiente onde a comunicação entre todos da empresa seja aberta e as relações sejam respeitosas.
Por fim, todos concordamos que não deve ser apenas uma “onda” ou “modismo” estarmos entrando na época de responder às pressões impostas pela produtividade a “qualquer custo”, porque vimos que esse “qualquer custo” está saindo muito caro. Afinal, para continuar produzindo precisamos de profissionais saudáveis.
A pessoa não é feliz porque é bem sucedida, ela é bem sucedida porque é feliz!
Pense nisso!
Grande abraço,