Existe um conceito muito importante que nos diz que para fazer o melhor para o próximo, em primeiro lugar temos que o conhecer e só assim poderemos praticar algo grandioso com ele que é o CUIDAR.
Só conseguimos cuidar de alguém se soubermos suas reais necessidades. Por isso é tão importante a empatia, essa capacidade única de se colocar no lugar do outro, ela é a melhor forma de fazermos o bem a alguém.
Um exemplo clássico de como devemos dosar aquilo que fazemos com os nossos clientes são os nossos filhos, já pensou se fizéssemos tudo o que eles nos pedem?
Para cuidar e educar, precisamos saber dizer não. Não podemos mimar fazendo tudo o que eles acham que precisam, muitas vezes precisamos fazer com que eles entendam que nem sempre o que eles querem é o melhor pra eles. Quem consegue inserir no seu negócio esse conceito se diferencia no mercado.
No seu serviço, você ou a sua empresa é o conhecedor de tudo o que o seu cliente pode ter resultado, ensiná-lo e fazê-lo entender esse conceito é o desafio das empresas que se diferenciam no mercado.
Muitas pessoas acreditam que não podemos perder clientes, mas esse é um conceito perigoso e existem duas regras que são fundamentais para refletirmos nessa filosofia.
Primeira regra: não vale a pena insistir no cliente que não valoriza o seu trabalho, caso isso ocorra, opte por dois caminhos: agregue valor no que você faz ou priorize os que te dão valor. Quem agrada a todo mundo, muitas vezes não agrada a ninguém! Um exemplo clássico é aquele cliente que pede desconto pra você sem nenhum motivo válido, sem nenhuma razão e você concede. Isso quer dizer que quem acaba pagando caro na sua empresa é o cliente que não pede desconto.
Segunda regra: realmente deixe que ele procure outro serviço, talvez ele se arrependa e volte, mas acima de tudo, mesmo que não volte, você manteve a sua credibilidade e essa você leva uma vida pra conquistar e segundos para perder.
Portanto, logicamente devemos fazer o melhor para o nosso cliente e tentar ao máximo que ele seja beneficiado do nosso serviço, mas devemos tomar cuidado na postura, existem dois pilares que são a base da construção de uma filosofia de longo prazo: ética e credibilidade. Manter esses pilares inabalados na decisão de sua abordagem é o caminho para qualquer decisão em relação ao seu cliente.
Ouça o seu cliente, essa é a característica fundamental pra conhecê-lo. Avalie e reavalie tudo o que é falado por ele, e aí sim tenha bom senso para tomar as melhores decisões, mantendo os preceitos fundamentais para se ter longevidade no mercado.
Forte braço,