As mídias sociais permitem que profissionais de saúde compartilhem informações relevantes, tirem dúvidas e promovam o autocuidado, auxiliando os pacientes a tomarem decisões mais informadas sobre sua saúde. Além disso, as redes sociais facilitam a conexão entre profissionais e pacientes, permitindo o compartilhamento de experiências, histórias inspiradoras e suporte em tempo real.
Facebook e Instagram somam juntos, em 2025, cerca de 5 bilhões de usuários no mundo. Desde a sua consolidação, essas redes sociais deixaram de ser procuradas apenas por pessoas interessadas em entretenimento. Nos dias atuais, elas são concebidas como poderosas estratégias de marketing. Lembrando também que a internet modificou a relação entre médicos e pacientes. Por isso, o uso das redes sociais pelas empresas como um canal de comunicação de via dupla se intensificou.
Através das redes sociais, muitas empresas da área da saúde conseguem divulgar seus serviços e aumentar seu faturamento captando novos pacientes e fidelizando os antigos. Por isso, considero um grande erro um profissional de saúde não ter presença digital nessa era pós- tecnológica.
Então vamos a 5 dicas importantes para você que vai iniciar agora nas redes sociais!
1 – SAIBA QUEM VOCÊ QUER CONQUISTAR
- Quem é o seu cliente?
- Para quem você está criando conteúdo e compartilhando nas redes sociais?
- Quais são as metas, os problemas e as objeções de compra dessa pessoa?
A partir do momento que você entender quem é essa pessoa, ou seja, a sua persona e compartilhar o conteúdo que realmente interessa para a sua audiência, fica muito mais fácil.
Nesse outro artigo te ensino a descobrir O que é a persona da sua empresa?
2 – CRIE CONTEÚDO DE QUALIDADE:
O seu conteúdo deve ser feito sob medida, com planejamento, de uma forma estruturada. Assim você terá o conteúdo correto e saberá como vender pelas mídias sociais.
Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.
3 – EDUQUE SEUS CLIENTES:
É essencial lembrar que o objetivo do seu conteúdo compartilhado nas mídias sociais é em primeiro lugar educar.
Você quer entreter, inspirar, e ajudar o seu cliente, mas o objetivo primário é trazê-lo para mais próximo da sua marca com o objetivo final de venda e fidelização.
4 – AJUDE SUA AUDIÊNCIA:
A partir do momento que você ajuda seu público, você também o condiciona a continuar abrindo o seu conteúdo, porque há algo lá para ele.
As redes sociais são extremamente importantes para a área da saúde. Profissionais de saúde, hospitais e clínicas podem utilizar essas plataformas para divulgar informações, promover a saúde, fortalecer a reputação e até mesmo oferecer serviços online, como telemedicina.
5 – USE A REGRA 80 – 20:
A regra 80-20 é uma premissa para o seu conteúdo na internet e nas redes sociais. Ela orienta que 80% do seu conteúdo deve estar mais voltado a educação e entretenimento, e 20% a venda.
Desta forma a sua audiência estará condicionada a interagir com a sua marca, e consequentemente a venda será mais fácil.
E como sempre digo, no marketing na área da saúde temos que ter ética e credibilidade mais do que qualquer outra área, profissionais de saúde devem seguir o código de ética de sua profissão ao usar as redes sociais.
E sobretudo crie relacionamento: não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com os internautas. Isso gera uma impressão negativa, então responda e curta os comentários.