Quando vou a qualquer cidade nova gosto de tentar ao máximo fazer aquilo que as pessoas fazem no dia a dia da cidade. Vivenciar as experiências para entender e aplicar aquilo que dá certo e tentar melhorar as experiências ruins. Nos últimos dois anos viajei para mais de 100 cidades diferentes da América do Sul e da Europa. E dentre essas viagens tive a experiência de ficar em hotéis (o que aconteceu na grande maioria das vezes) e utilizar o Airbnb. Em geral, as empresas quando me contratam para palestras ou treinamentos, elas me colocam em hotéis normalmente bem conceituados. Quando preciso marcar eu mesmo, tento mesclar para viver as duas experiências: hotel e aluguel de apartamentos ou casas.
Primeiro aspecto importante ao reservar qualquer uma das duas opções (para que as coisas aconteçam de forma tranquila) é planejar antecipadamente, e avaliar os comentários dos hóspedes anteriores. Isso é possível de ser realizado de forma muito simples pelos sites de busca de hotéis e apartamentos. Os depoimentos podem te dar uma boa noção do que te espera positivamente ou negativamente. A grande diferença nos depoimentos é que nos hotéis as opniões são mais voltadas para a estrutura, localização e o serviço geral, enquanto nos apartamentos fala-se também bastante no proprietário ou a pessoa responsável pela comunicação. Nesse caso a personalização é extremamente necessária, pois ter pessoas que sejam honestas e de fácil comunicação diminuirá bastante as intercorrências durante a estadia, já que não existe um balcão de resolução nos prédios ou casas escolhidas. Outro fator bastante encontrado nesses imóveis são mensagens e mimos para criar uma conecção com os hóspedes. Na Europa, na grande maioria das vezes, são deixados mensagens escritas à mão ou um vinho e cápsulas de café e chá, além de materiais para limpeza de banheiro e água mineral. As grandes redes de hotéis começaram a utilizar essa estratégia de forma mais regular nos últimos tempos e essas são estratégias cada vez mais executadas.
Uma grande diferença nas duas opções está no café da manhã: no hotel esse é um ponto forte! Quem não gosta de um café da manhã cheio de opções de um hotel? No entanto os apartamentos normalmente estão equipados com cozinhas que podem facilitar a realização de um café da manhã mais personalizado, e pode servir para outras refeições também, diminuindo dessa forma o seu custo com alimentação durante a viagem e facilitando a possibilidade de convidar algumas pessoas para jantarem no seu espaço com você.
O maior diferencial entre essas duas possibilidades de estadia é exatamente o preço. Em geral é bastante diferente e se tiverem mais pessoas viajando, melhora ainda mais os preços para o aluguel de imóveis. Como preço é aquilo que você paga e valor é aquilo que você recebe, agregar valor tem sido a melhor estratégia para captar clientes nos tempos modernos.
Airbnb chegou no mercado para elevar a busca pela excelência no atendimento, o que tende a melhorar bastante a experiência dos clientes no dia a dia das estadias tanto de hotéis quanto de imóveis. Acredito que a principal evolução que ela traz para o mercado é fazer com que os clientes se tornem mais exigentes no planejamento prévio da escolha, e observem cada vez mais a opinião de pessoas que tiveram experiências anteriores. Airbnb está para os hotéis, assim como o Uber está para o táxi ! E quem mais ganha nesse caso são os clientes!
Encantar nunca foi tão importante, principalmente em tempos nos quais experiências vividas vendem mais do que promessas não vivenciadas!
Portanto, o que podemos aprender com o Airbnb para implementar na nossa clínica? Tenha um mundo digital que transmita aquilo que você é: depoimentos e experiências são muito importantes, e acima de tudo encante o seu paciente. Faça com que ele supere as expectativas que normalmente são baixas (quando falamos de atendimento na saúde) e aí sim aproveite os benefícios das plataformas digitais para exacerbar as experiências encantadoras vivenciadas pelos seus pacientes!Grande abraço,Bruno Rosa
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