Inovação é a característica da vez. Estamos num momento onde aumentou muito o número de empresas. Com o aumento do desemprego, consequentemente aumentou também o número de profissionais liberais que abrem o seu próprio negócio. E apesar do crescimento de empreendedores, o número de novas empresas que fecham as portas em menos de cinco anos ainda é bastante grande, beirando os 70%, segundo o Sebrae.
Três aspectos são fundamentais para que isso ocorra. O primeiro é a falta de fluxo de caixa: toda empresa precisa de uma valor pra manter ela em funcionamento e possibilitar passar por intercorrências que normalmente acontecem em qualquer início de operação. O segundo é o planejamento correto: não basta planejar, tem que planejar correto! Fazer um business plan eficiente não é fácil e muitas vezes para errar menos se faz necessário a ajuda de um consultor, especialista ou alguém com mais experiência no negócio. O terceiro é exatamente a inovação. O que você tem de diferente dos outros? Se a resposta é nada, a única coisa que vai te diferenciar é o preço. Com custos mais altos e concorrentes com preços cada vez mais baixos, ou você inova e agrega valor ao seu preço, ou fica muito difícil a sua sobrevivência.
No mercado da saúde, onde a maioria dos profissionais executam com as próprias mãos o seu serviço assim como são o gestor no operacional da empresa, se torna ainda mais importante inovar para se diferenciar.
Logicamente, pensando em técnicas de procedimentos no mercado da saúde onde inovação sem comprovação científica de longo prazo pode ser um risco para o paciente, temos que ser cautelosos na sua utilização. Inovar na formatação do seu atendimento, no seu funcionamento, nas caraterísticas físicas e processos de execução, sem dúvida nenhuma, é muito mais simples e demanda de menos tempo de utilização do mercado para sua implantação na sua empresa.
Portanto, temos que separar a inovação na saúde em duas frentes: se tratando de técnica científica, espere sempre os estudos que comprovam o seu benefício para tal, no entanto em relação ao funcionamento do seu negócio, seja um pouco mais ousado e antecipe a sua implementação.
Por isso, para inovar técnicas da sua especialidade na sua clínica, nunca seja o último, mas também não seja o primeiro. Já em relação ao seu atendimento ou a aspectos da experiência proporcionada pelo funcionamento, busque inovar sendo o primeiro a utilizar princípios que beneficiem o seu paciente, pois ninguém conhece o seu paciente melhor do que você, e não espere que os outros encantarem antes de você!
Grande abraço,
Bruno Rosa