Gostaria de compartilhar com você conceitos importantes sobre fidelização de pacientes para utilizarmos na nossa clínica!
Quando colocamos no Google a palavra Encantamento, a grande maioria das buscas são voltadas para a empresa que acaba sendo o maior símbolo desse conceito: a Disney.
Você sabe o porquê? Primeiro fator e talvez um dos mais importantes é o índice de retorno dos seus clientes.
Em média 90 % das pessoas que vão a Disney, retornam uma segunda vez! Esse dado demonstra o tamanho da relevância de encantar, pois através do encantamento, sem sombra de dúvidas, você fideliza o seu cliente.
Segundo, porque a Disney leva muito a sério a experiência dos seus convidados. Isso mesmo , ela chama os seus clientes de convidados! E toda equipe é preparada e orientada a tratar todos com muito carinho e dedicação.
Nos tempos atuais vemos muitas empresas na área da saúde preocupadas em captar novos pacientes, no entanto, nem sempre vemos o mesmo esforço pra fidelizar aqueles que já tiveram a oportunidade de experimentar os seus serviços.
Nós dos Encantadores de Pacientes levamos muito a sério esse conceito e acreditamos que para realizar o marketing de promoção para captação de novos clientes, precisamos em primeiro lugar arrumar a casa.
Quando, por exemplo, convidamos alguém para ir até a nossa casa , primeiro arrumamos e limpamos a casa para os convidados antes da sua chegada.
E o que significa arrumar a casa?
Usamos muito a estratégia dos 10 passos para o encantamento do paciente, baseada nos 10 Ps do marketing, conceito iniciado por um dos papas do marketing Phillip Kötler.
Esses passos seriam : planejamento , paixão , propósito , produto , praça , percepção , processos , pessoas , preços e somente depois desses 9 passos daríamos o décimo passo que seria a promoção do nosso serviço.
A organização da casa é muito importante conhecer o seu cliente e quais são as suas dores, e a partir daí planejar o seu negócio com a empatia de se colocar na cabeça de seu paciente, que é a grande razão da sua vida profissional.
E talvez um dos grandes segredos para seu convidado ficar encantado é que ele se sinta num ambiente muito parecido com o clima da sua casa e que seja tratado como alguém da sua família. E família a gente não trata bem e sim cuida!
Grande abraço,
Bruno Rosa