Como encantar seu paciente?
Paciente ou Cliente ?
Durante a minha graduação e logo após me formar como dentista, eu tinha um conceito completamente premeditado sobre esse tema. Eu achava um absurdo chamar o paciente de cliente, me parecia muito comercial e de certa forma parecia que estava tratando o paciente de forma inferior. Pura ignorância!!!
Quando observamos no dicionário o que significa cada palavra, entendemos melhor esse conceito. Paciente: que sofre física e moralmente/que suporta com moderação e sem queixas/ sofredor/pessoa que padece/ doente. Cliente: que está protegido/que recebe proteção e favores de um protetor ou fornecedor/ que recebe benefícios de um serviço ou produto/ freguês. Observe que o conceito de cliente é muito mais amplo que o de paciente. Todo paciente é um cliente mas nem todo cliente é um paciente. Portanto, configure o seu atendimento para atender clientes. Dessa forma o conceito do seu atendimento estará mais amplo e consequentemente mais adequado para os dois .
Mas quando falamos de encantamento, o conceito é ainda mais amplo e seus clientes devem se tornar seus fãs. E é isso que os Encantadores de Pacientes propõem. Utilizamos alguns padrões do marketing para transformar o seu atendimento em encantador e dessa forma transformar o seu paciente em seu fã número 1. Para isso precisamos utilizar ferramentas de fidelização. O que vemos muitas vezes em relação ao marketing da saúde na atualidade são pessoas muito preocupadas com a captação de novos pacientes, e nem sempre existe a mesma preocupação na fidelização dos mesmos.
Acreditamos que encantar os pacientes que já tiveram a oportunidade de experimentar o seu atendimento e fazer com que eles se tornem seus fãs, é muito mais barato e muito mais produtivo do que atrair novos. Além disso, você cria um ativo muito mais responsivo tanto para experimentar novos tratamentos quanto para indicar novas pessoas para a sua clínica.
A capacitação da equipe de suporte e dos gestores é fundamental para esse conceito, pois através de estratégias motivacionais e organizacionais poderemos criar uma equipe encantadora .
Bruno Rosa
Encantadores de Pacientes