O Black Friday tira pacientes do seu consultório! Entenda o porquê.

Você provavelmente não aguenta mais ouvir de promoções e propagandas da Black Friday. Parece que ela está acontecendo há séculos, mas na verdade essa data, teoricamente, só acontece na última sexta (que em inglês é friday) do mês de novembro.

A Black Friday é o dia em que as lojas e marcas baixam os preços (ou fingem que baixam) por um dia e enlouquecem qualquer consumidor que queira comprar algo mais em conta.

A Black Friday acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, que é celebrado nos Estados Unidos como um feriado para agradecer, comer e ficar em família. A data remonta a 1621 e marca o evento em que nativos americanos se juntaram aos colonos ingleses para uma ceia em comemoração às boas colheitas do ano.

Por aqui não faz sentido comemorar a Ação de Graças, já que se trata de um evento que simboliza a colonização britânica da América do Norte, mas a Black Friday definitivamente caiu no gosto brasileiro. Desde 2010, quando aconteceu a primeira Black Friday no Brasil, o número de lojas que resolveu aderir à moda só aumentou.

Embora a Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano, a data não ganhou esse título até os anos 2000.
Isso porque, por muitos anos, a regra não era que os americanos adoravam uma liquidação, mas sim que adoravam procrastinar. Ou seja, até tal ponto, era no sábado – e não na sexta-feira – que as carteiras ficavam mais vazias.

Por muito tempo, os lojistas canadenses morriam de inveja de seus colegas americanos, especialmente quando seus clientes fiéis colocavam o pé na estrada rumo ao sul em busca de boas compras. Mas agora eles passaram a oferecer as suas próprias liquidações – apesar de o Dia de Ação de Graças no Canadá acontecer um mês antes.

No México, a Black Friday ganhou novo nome – ‘El Buen Fin’, ou “Bom fim de semana”. A comemoração é associada ao aniversário da revolução de 1910 no país, que às vezes cai na mesma data que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Como o próprio nome sugere, o evento dura o fim de semana inteiro.

No Brasil, onde o feriado de Ação de Graças não existe, a data passou a ser incluída no calendário comercial do país quando lojistas perceberam o potencial de vendas do dia. Em 2010, o seu primeiro ano, já levou um faturamento de pouco mais de 900 milhões e esse faturamento cresce a cada ano e já chegou perto de 10 bilhões de reais nesse último ano se tornando a quinta data de maior consumo no Brasil ( só perdendo para Natal, Dia das mães, Dia dos pais e Dia das crianças).

Mas qual foi o verdadeiro motivo do comércio instituir essa data no calendário das vendas tão próxima do Natal? O principal atrativo foi o recebimento da primeira parcela do décimo terceiro, ou seja, percebendo que as pessoas teriam esse recurso antecipado no final de novembro, o comércio necessitava arrumar uma forma de fazer com que as pessoas consumissem seus produtos antes do Natal.

O consumidor com dinheiro na mão tende a gastar em outros serviços: que poderia ser o serviço de saúde, que sem dúvida alguma deveria ser prioridade, mas com ofertas teoricamente atrativas e levando-se em conta uma população bastante consumista, as pessoas têm a tendência de gastar grande parte dos seus recursos para produtos mais supérfluos por conta do apelo promocional. E nesse caso é utilizado o gatilho mental da escassez, ou seja você só poderia ter aquele desconto naquela data.

No Brasil o black friday virou black week e até black november em vários estabelecimentos. Isso tende a fazer com que a credibilidade fique abalada e algumas marcas com planejamento imediatista tendem a fazer algumas ações fraudulentas que ficaram conhecidas com “black fraude”.

O fato é que na área da saúde temos uma certa dificuldade de demonstrar em alguns momentos essa escassez que o comércio de uma forma geral aplica na black friday. Mas, sem sombra de dúvidas, os nossos principais pilares para se ter prosperidade na nossa história devem ser a ética e a credibilidade, e se buscarmos utilizar esse tipo de filosofia para conquistar novos clientes teremos grande risco de abalar esses dois pilares.

Portanto invista em trazer conhecimento e conteúdo para seus pacientes para que eles possam perceber a importância do cuidado com a saúde para uma vida longa e com qualidade acima de tudo. Encante durante todo o ano aquele que é a verdadeira razão da existência da nossa carreira: o paciente!

Grande abraço,

Bruno Rosa

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