O que sua clínica pode aprender com o Uber®?

Gestão, Marketing

 

O que a sua clínica pode aprender com a Uber ® ?

Quando a Uber chegou no mercado brasileiro, logicamente como qualquer grande mudança em um serviço, gerou muita polêmica. Toda mudança gera benefícios e problemas, pesar o custo/beneficio é o que vai fazer valer a pena implementá-la ou não . 

Até então a possibilidade de transporte no Brasil dependia do transporte público, que é muito ruim no nosso país, ou a utilização de táxi .

O problema é que o preço do serviço do táxi era caro para a entrega que a grande maioria proporcionava .

Enxergando esse nicho de mercado carente, necessitando de facilidade, transparência e custo reduzido, a Uber chegou ao mercado brasileiro com muita polêmica, mas sem dúvida alguma se consolidou no mercado. A tendência era natural, devido aos benefícios que a sua utilização proporciona para todos que estão envolvidos no processo. Vamos citar algumas vantagens da sua atuação :

1. Facilidade na chamada – Com a sua chegada e o aumento do número de smartphones, facilitou muito a chamada dos motoristas através do aplicativo. No passado você era obrigado a ligar para solicitar um táxi e nem sempre era possível encontrar algum. Portanto facilitar encontrar o serviço é algo essencial. Observe que através do aplicativo você consegue chamar o transporte, ter uma previsão do tempo da sua chegada, contato do motorista e ainda tem a facilidade na chegada do endereço de origem e destino através do GPS.

2. Facilidade no pagamento – Através do cadastro do seu cartão de crédito você facilita a utilização e mesmo que não tenho condições de sacar o dinheiro, consegue utilizar o serviço. Além disso, você tem previamente o valor que será cobrado fazendo com que você saiba exatamente a sua condição para utilizar o serviço ou não . 

3. Transparência – Essa é a principal bandeira levantada pela Uber. Você saber o quanto irá gastar e o melhor caminho para o seu destino é um diferencial tremendo para um serviço onde a transparência não era exercida na grande maioria das vezes.

4. Valor reduzido – Além dessas vantagens, o preço em geral é menor. Porém esse valor aumenta quanto maior for a falta de pessoas na região para estimular os motoristas a se deslocarem para a região e assim sempre ter carros disponíveis para os usuários. Mas logicamente o usuário é informado desse ponto. Dessa forma você consegue saber se o valor está mais caro ou não, dando a possibilidade de você optar em chamar naquele momento ou aguardar o preço normalizar.

5. Aumento na arrecadação de impostos – Por existir um controle da empresa, os impostos municipais , estatuais e federais são muito mais controlados .

6. Possibilidade de avaliação do prestador de serviço – O fato dos motoristas serem avaliados pelos usuários, faz com que exista um maior cuidado com toda a experiência do atendimento. Além da nota ficar exposta para todos os usuários, a empresa prioriza aqueles que têm notas mais altas na ordem das chamadas e mais alguns benefícios que despertam o desejo de manter notas altas pelos motoristas .

Baseando-se nessas caraterísticas, alinhe esses processos na sua clínica :

1. Facilite os pacientes te encontrarem : Não dependa apenas da ligação, crie canais de comunicação : WhatsApp, mídias sociais e sites são mais que necessários para que isso ocorra. Hoje vivemos uma sociedade cada vez mais imediatista, com isso facilitar a possibilidade de marcação é o melhor caminho para captar novos pacientes e manter os pacientes antigos. As pessoas cada vez menos usam o telefone para ligações e facilitar o processo de marcação pode fazer com que o cliente procure outro profissional ou até mesmo não dê a prioridade devida na marcação do procedimento.

2. Facilite o Pagamento : Temos que dar o maior número possível de possibilidade de pagamento, só receber em dinheiro vai dificultar o seu recebimento e diminuirá o seu ticket médio (cartão de crédito e débito são fundamentais para qualquer mercado e as suas taxas devem ser agregadas na sua precificação). Temos que lembrar sempre que carregar dinheiro em notas se torna uma prática cada vez menos constante por questão de segurança e obrigando seu paciente fazer isso, você pode fazer com que ele procure alguém que não o exija correr esse risco.

3. Transparência : Tenha uma precificação clara e transparente, dar desconto sem razão significa que o paciente que não pede desconto paga mais caro na sua clínica. Desconto tem que estar vinculado a alguma mudança na proposta, simplesmente conceder desconto pelo pedido do cliente e entregar a mesma coisa que um outro cliente pagou mais caro, pode fazer você perder a credibilidade no seu negócio.

4. Agregue valor : Preço é o que você paga , valor é o que você recebe . Portanto entregue o melhor que você pode e seu paciente não achará caro o seu preço. Pense sempre em encantar o seu paciente! Imagine que ele tem uma expectativa relativamente baixa ao chegar na sua clínica e pequenas atitudes de empatia fazem muita diferença para que ele receba mais do que ele espera .

5. Pague seus impostos : Quantos mais você sonegar o seu pagamento maior o seu risco de problemas futuros. Coloque o custo do imposto no seu preço! Converse com o seu contador possibilidades de reduzir os seus impostos: Pessoa Jurídica, entrar no Simples Nacional e alinhar pró-labore são algumas estratégias que podem ser avaliadas com os contadores para reduzir taxas de impostos.

6. Avalie o seu atendimento : Crie a possibilidade do seu paciente avaliar o atendimento da sua clínica e daí ouça, avalie e melhore os seus processos e o seu serviço. Ninguém naturalmente acorda com vontade de ir pra nossa clínica, as pessoas em geral vão por necessidade, só através desse feedback você conseguirá transformar a necessidade em vontade .

 

 

    Temos que ter a humildade de aprender com os grandes, nem sempre concordamos com a filosofia das grandes empresas , mas sem sombra de dúvidas, temos muito a aprender com elas.  Avaliar os pontos positivos e negativos e usar o escalonamento dos seus processos de atendimento como exemplo é um caminho para se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo .

 
 
 
 
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