A Apple na última década esteve sempre entre as marcas mais valiosas do mundo, e como já contextualizamos anteriormente, preço é aquilo que você paga, valor é aquilo que você recebe. Ou seja, ser uma das marcas mais valiosas do mundo significa que ela conseguiu agregar muito valor a seu produto.

Portanto, o que podemos aprender e aplicar com essa marca tão encantadora?

Essa grande empresa do Vale do Silício se destacou desde o início de sua existência. Fundada por dois homens com características diferentes e complementares, em pouco tempo ela já se mostrou diferenciada.

Enquanto Steve Wozniak era introvertido e um verdadeiro gênio da programação, Steve Jobs era extrovertido e um gênio visionário e transformador de experiências.

Durante a história dessa grande marca, ela passou por algumas etapas de prosperidade e dificuldade, desde a sua inclusão no mercado, a saída de Steve Jobs, a sua volta triunfal para a consolidação da marca, a sua morte e substituição do gênio da experiência Apple.

Entender a história dessa grande empresa pode nos ajudar a colocar em prática algumas características particulares que eles implementaram.

A primeira metodologia que eles executam com maestria é a simplicidade no conceito do seu produto. Eles diminuíram radicalmente o número de computadores para facilitar a abordagem e conhecimento dos vendedores na venda dos mesmos.

Quando Steve Jobs voltou para Apple depois de algum tempo afastado, a sua principal iniciativa para reerguer a empresa que estava muito mal, foi a de transformar as dezenas de computadores da marca em apenas 4 máquinas: uma versão mais amadora e uma mais profissional nos modelos de desktop e laptop. Dessa forma, ele facilitou a escolha dos clientes e facilitou a abordagem dos vendedores.

Segundo ponto forte da marca foi o investimento pesado em inovação, buscaram inovar desde uma configuração touch screen que até então era muito limitada, até o diferencial na caixa de entrega dos produtos.

Mas o mais importante aspecto que fez da Apple essa marca tão valiosa foi o conceito de desejo, os clientes se tornam verdadeiros fãs da marca e muitas vezes trocam um produto (enfrentando filas gigantescas no lançamento) pelo modelo mais recente, independente da necessidade, exacerbando o desejo de ter o novo modelo daquele smartphone, tablete ou computador.

Além disso criou-se uma legião de Apple boys que trabalham na empresa e nas lojas, transbordando paixão pela marca e consequentemente pelos seus produtos.

Na saúde, alguns tratamentos vem sendo objeto de desejo de muitas pessoas e alguns procedimentos estéticos que no passado eram escondidos pelo paciente, hoje são exacerbados por ele. Muitas vezes ele não quer que fique discreto pois aquele tratamento exacerbado demonstra que se trata de uma pessoa bem sucedida que pôde realizá-lo.

Portanto, simplificar a forma da abordagem de nossos tratamentos focando na sua especialidade, inovar nas técnicas mais modernas e que geram melhores experiências para o paciente e principalmente transformar as necessidades de nossos pacientes em vontades (desejos), são três exemplos que podemos utilizar da Apple para agregar valor ao nosso tratamento.

 

 

Grande abraço,

Bruno Rosa

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