O ponto da sua clínica foi bem planejado por você ao escolhê-lo? Para facilitar o entendimento desse tema vamos dividir em duas abordagens. A primeira é voltada para localização, ou seja, onde o seu negócio está localizado. A segunda abordagem é a ambientação do seu espaço.
Quanto à localização, ela já foi a chave do negócio. No passado ou se escolhia um lugar muito bem planejado ou o seu negócio estaria fadado ao fracasso.

Não que hoje não seja importante planejar a escolha do ponto, logicamente você precisa estar o mais próximo possível do seu público alvo. Mas com a possibilidade de inserir uma plataforma online de localização, facilitou bastante a procura do seu paciente ao seu consultório e dessa forma você pode investir mais em algumas comodidades e confortos que muitas vezes um ponto com localização mais movimentada pode não te fornecer.

Logicamente para avaliar esse aspecto se faz necessário identificar o perfil da sua empresa, qual o seu público alvo e qual a sua demanda necessária de atendimento.

A partir daí realmente se faz necessário responder algumas perguntas:

Quem é a sua persona?

Você está localizado próximo à ela?

Como ela irá te procurar?

O acesso para ela é oferecido?

Ela consegue te encontrar de forma rápida nos véiulos de comunicação?

Costumo falar que uma frase que irá deixar de existir com o passar do tempo é: qual o ponto de referência? Cada vez mais as pessoas querem facilidades para chegar ao seu destino.

Vivemos uma geração que cada vez menos as pessoas querem saber nomes e números: é uma geração one click.

Prova disso é que gravamos menos números de telefone do que no passado e consequentemente gravaremos menos endereços também.

Portanto se a sua empresa não estiver cadastrada no Google ou nas plataformas de localização, as pessoas vão ter mais dificuldade de te encontrar.

Quanto à segunda abordagem, sobre a ambientação do seu negócio, uma mudança bastante pertinente vem acontecendo nos últimos anos. No passado os estabelecimentos da saúde tinham uma configuração bastante específica, todos eram muito brancos assim como todos os móveis e roupas.

O intuito com isso era realmente transmitir uma sensação de limpeza. Com o passar do tempo começamos a perceber que um pouco mais de cor nas ambientações faziam com que os pacientes se sentissem muito mais em casa.

Isso também começou a ser transmitido para o jaleco, já que eles são a parte mais visível da nossa vestimenta antes do atendimento.

O mais importante é você identificar quem é o seu público alvo, ou mais precisamente quem é a sua persona, para fazer com que o seu ambiente seja configurado pra elas, já que elas são a verdadeira razão da sua existência.

Você pode estar se perguntando qual a diferença entre persona e público alvo?

Público alvo é um número de pessoas que traduzem o público que utiliza o seu serviço. Para ser mais preciso e conseguir maiores resultados em campanhas de marketing online, faz-se necessário entender de forma mais específica esse público através da personificação dele, ao qual chamamos de persona.
Para humanizar o ambiente esse é o primeiro passo, depois com a persona definida se coloque na cabeça dela e olhe com os olhos dela o seu ambiente.

A grande maioria das televisões em recepção estão acima da altura do que deveria estar. Isso acontece porque a pessoa que coloca não senta na cadeira de que assiste, e isso é o que muitas vezes acontece nos consultórios, tendemos a configurá-lo da nossa forma e com os nossos olhos.

Um ambiente humano é aquele que minimiza todos os sentimentos negativos associados ao medo, ansiedade e insegurança que o nosso cliente apresenta, por isso, planeje bem cada detalhe da sua clínica!

Grande abraço,

Bruno Rosa

WhatsApp chat