Porque a série Stranger Things faz tanto sucesso com o público que tem por volta de 40 anos?

 

Imagina uma série de um grupo de pré-adolescentes vivendo realidades de trinta anos atrás com os medos e ansiedades da idade?

 

Esse enredo pode parece ser conveniente para crianças e adolescentes que vivem essa realidade, mas o que mais impressiona é o fato do maior público que acompanha essa série serem adultos que estão por volta dos 40 anos.

Porque?

 

 

Qual o segredo da série Stranger Things para tanto sucesso?

 

Ter a empatia de entender o que o seu cliente quer assistir talvez seja o grande gatilho para tanto sucesso dessa série entre os adultos.

 

Vamos entender o porquê?

 

Os irmãos Duffer, criadores da série que foi rejeitada por entre 15 a 20 emissoras e serviços de streaming antes de fazer a proposta para a Netflix, tiveram perseverança em acreditar no seu projeto e isso foi um fator fundamental para o seu sucesso.

 

 

A trama é uma verdadeira carta de amor aos anos 80. Muitas referências à cultura pop da época já foram encontradas por quem já conferiu pelo menos alguns episódios.

 

Do videogame Atari às roupas e trilha sonora, muitos símbolos daquele período prometem levar o público a uma viagem nostálgica pelo tempo, que ainda inclui menções a clássicos do cinema como Poltergeist – O Fenômeno (1982), O enigma de outro mundo (1982), Evil Dead – A Morte do Demônio(1982), E.T.: O Extraterrestre (1982) e até Os Goonies (1985).

 

Não há nada realmente assustador em um carro assassino, mas, se você se permite vestir aquela situação, sente calafrios.

 

Porque é tudo sobre os personagens. Ele explora o sobrenatural de uma maneira tão convincente que é quase impossível não acreditar que o medo é real.

 

 

Para mim, essa é a melhor característica nos episódios de Stranger Things. Você acredita nos personagens, os conhece, sente seus medos e tem taquicardia junto com eles.

 

Ao contrário das séries de longa duração com temporadas mais extensas, a série Stranger Things é compacta e sem excessos.

 

Não há “fillers” (como são chamados os episódios feitos para preencher o buraco entre um evento e outro) e absolutamente todas as cenas são necessárias.

 

Forma-se uma trama bem amarrada e completa – quase como um filme um pouco mais longo.

 

 

Na estréia da primeira temporada, a Netflix não fez nenhum lançamento especial. Aliás, não fez lançamento nenhum!

 

A série se mostrou tão envolvente que começou a ter muitas recomendações dos amigos, artigos em blogs e muitos compartilhamentos nas redes sociais, mostrando as pessoas assistindo à série!

 

As redes sociais amplificaram o boca a boca tornando as recomendações mais rápidas que rastro de pólvora.

 

A Netflix é muito criativa em suas campanhas!

 

Percebendo que o público estava amando Stranger Things, em novembro de 2016 quando a primeira temporada estava estourada, o serviço de streaming chamou a Xuxa, que fez um vídeo de divulgação da série!

 

 

E quais são os 3 pontos que podemos aprender com a série para aplicar na nossa clínica?

 

1- Conheça o seu cliente e foque em ter a empatia de perceber quais são os seus desejos, medos e ansiedades.

 

2 – Arrume a casa, encante quem tem a experiência de passar pelo seu atendimento, só depois convide para novas pessoas te conhecer.

 

3 – Assim como a série, invista em um elenco carismático, foque em colaboradores empáticos e cuidadosos. E acima de tudo treine e os motive!

 

Nenhum sucesso vem à toa, sempre existem razões. Se nos inspirarmos naqueles que estão conseguindo e buscarmos os pontos positivos para executar, teremos mais chance de prosperarmos em um mercado competitivo.

 

Abraço,

Bruno Rosa

WhatsApp chat