Muitas pessoas confundem sucesso com prosperidade, e talvez esse seja um ponto crucial para a longevidade da sua empresa.
Um dos principais desejos dos empreendedores é ter sucesso na sua empresa e na sua vida pessoal. Mas existe um ponto fundamental para felicidade: equilíbrio.
Mas será que não ter sucesso em algum projeto em algum momento da sua jornada o torna infeliz?
Vamos clarear alguns conceitos que muitas vezes utilizamos e podem nos levar a realidades perigosas.
Você não é feliz, você está feliz, exatamente isso: a felicidade é cíclica. Só existe felicidade porque temos momentos de infelicidade. Quando alguém importante na sua vida morre, você fica infeliz, quando você realiza um sonho, você fica feliz.
Estamos levando um conceito perigoso de que felicidade é algo estático, ou é ou não é. Isso é muito perigoso pois passamos por momentos difíceis e não podemos nos cobrar nesses momentos temporários de infelicidade, só existe alegria porque existe tristeza, só existe felicidade por que existe infelicidade.
Isso acontece da mesma forma com o sucesso, sucesso é um resultado positivo ou muito positivo em alguma coisa: num projeto, num casamento, numa partida de futebol, ou em qualquer desafio que você criou para você. Ou seja, ele é o resultado de algo que você planejou ou não planejou executar durante um tempo.
Não ter sucesso em alguns projetos faz parte do empreendedorismo, identificar as causas do insucesso talvez seja o caminho para se diferenciar. Errar faz parte da vida de qualquer pessoa, identificar e buscar mudança tornam os erros degraus para o sucesso.
No entanto temos que lembrar sempre que o sucesso é pontual, ou seja, pode ser alcançado, pode não ser alcançado, pode ser perdido ou pode ser conquistado temporariamente e depois não funcionar. Um exemplo claro são aqueles artistas que atingem o “ sucesso” de ser famoso, e ganham muito com isso, mas depois ficam completamente desconhecidos e muitos chegam ao ponto de ter dificuldade de sobreviver.
Temos que ter cuidado com a prepotência e acomodação de ter conquistado um plano, mas ao mesmo tempo temos que ter sabedoria de avaliar projetos que não obtiveram êxito, tanto no lado pessoal, quanto profissional.
Acredito que as pessoas que vivem intensamente com mais momentos felizes do que infelizes são aquelas que têm equilíbrio nesse raciocínio.
Por isso, como empreendedores que somos, devemos diferenciar prosperidade de sucesso. Prosperidade significa você conquistar objetivos ao longo do tempo com sucessos e insucessos, mas acima de tudo com avaliações e reavaliações constantes das conquistas passadas, presentes e futuras.
Muitas pessoas confundem ter prosperidade com independência financeira, e talvez muitos não praticam a prosperidade. O significado real desse conceito é adiantar-se, crescer, desenvolver-se, engrandecer-se, florescer, progredir…
Portanto, significa reavaliar sucesso conquistados ou não conquistados, identificando erros e ajustes que possam ser alinhados pra dar longevidade ou prosperidade a sua empresa, ao seu casamento, a sua amizade ou a qualquer projeto que você tenha na sua vida de forma equilibrada.
Prospere em seus negócios com sabedoria e equilíbrio com o seu propósito de família e de trabalho, esses serão o seu combustível para enfrentar essa estrada pesada e difícil do dia a dia de quem busca diferenciação.
Não se penalize com os insucessos, eles vão fazer parte do caminho. Não seja prepotente com os sucessos conquistados, isso talvez o torne cego em observar as mudanças necessárias, mas sobretudo busque ser IMPORTANTE para aqueles que o acompanham nesse caminho: família, amigos, colaboradores e clientes.
Ninguém é feliz sozinho, ninguém próspera sozinho, ninguém conquista algo maior sozinho. Talvez por isso na oração que Jesus nos ensinou, dizemos que o pão é NOSSO, livra-NOS do mal.
Ou seja, para termos uma história de prosperidade precisamos nos conectar com os que nos acompanham nessa trajetória de forma diferenciada em busca de um propósito maior que os obstáculos encontrados no caminho dessa jornada.
Grande abraço,