Inovação é a característica da vez. Estamos num momento onde aumentou muito o número de empresas.
Com o aumento do desemprego, consequentemente aumentou também o número de profissionais liberais que abrem o seu próprio negócio. E apesar do crescimento de empreendedores, o número de novas empresas que fecham as portas em menos de cinco anos ainda é bastante grande, beirando os 70%, segundo o Sebrae.
Três aspectos são fundamentais para que isso ocorra:
- O primeiro é a falta de fluxo de caixa – toda empresa precisa de uma valor pra manter ela em funcionamento e possibilitar passar por intercorrências que normalmente acontecem em qualquer início de operação.
- O segundo é o planejamento correto – não basta planejar, tem que planejar correto! Fazer um business plan eficiente não é fácil e muitas vezes para errar menos se faz necessário a ajuda de um consultor, especialista ou alguém com mais experiência no negócio.
- O terceiro é exatamente a inovação – que você tem de diferente dos outros? Se a resposta é nada, a única coisa que vai te diferenciar é o preço. Com custos mais altos e concorrentes com preços cada vez mais baixos, ou você inova e agrega valor ao seu preço, ou fica muito difícil a sua sobrevivência.
No mercado da saúde, onde a maioria dos profissionais executam com as próprias mãos o seu serviço, assim como são o gestor no operacional da empresa, se torna ainda mais importante inovar para se diferenciar.
Outra questão importante na área da saúde é que a união entre inovação e tecnologia nos trazem soluções cada vez mais avançadas de diagnóstico e tratamento, levando nossos serviços ao caminho da excelência.
Logicamente, pensando em técnicas de procedimentos no mercado da saúde onde inovação sem comprovação científica de longo prazo pode ser um risco para o paciente e temos que ser cautelosos na sua utilização.
Inovar na formatação do seu atendimento, no seu funcionamento, nas caraterísticas físicas e processos de execução, sem dúvida nenhuma, é muito mais simples e demanda de menos tempo de utilização do mercado para sua implantação na sua empresa.
É fundamental separar a inovação na saúde em duas frentes: se tratando de técnica científica, espere sempre os estudos que comprovam o seu benefício para tal, no entanto em relação ao funcionamento do seu negócio, seja um pouco mais ousado e antecipe a sua implementação.
Por isso, para Inovar técnicas da sua especialidade no seu negócio, nunca seja o último, mas também não seja o primeiro. Já em relação ao seu atendimento ou a aspectos da experiência proporcionada pelo funcionamento, busque inovar sendo o primeiro a utilizar princípios que beneficiem o seu paciente, pois ninguém conhece o seu paciente melhor do que você, e não espere que os outros encantarem antes de você!
Grande abraço,