Você sabia que o mercado da saúde é daqueles que fazem algo DIFERENTE e não barato?
Quando começo qualquer tipo de trabalho em alguma empresa , a primeira pergunta que faço é : o que vocês têm de diferente da concorrência? Costumo trabalhar com empresas que tem diferenciais, ou pelo menos buscam ter. Esse mercado, onde o ritmo do crescimento do número de profissionais é de 2 a 3 vezes mais rápido que o crescimento populacional, se torna cada vez mais competitivo. Aliado a algumas limitações de ações mais agressivas para a divulgação ou captação dos seus clientes, o diferencial é o grande segredo do sucesso. Quando você não apresenta nada inovador para um segmento em acelerado crescimento, o balizador desse crescimento será o preço.
O grande problema dessa briga pelo preço é que muitas vezes ele é colocado para baixo e alguns diferenciais de qualidade podem ser postos em cheque. Porém numa pesquisa da revista Exame sobre o principal motivo que faz um paciente escolher uma clínica, o item preço está em sétimo lugar.
Uma das grandes vantagens do ramo de serviço é que existem características que facilitam bastante agregar valor ao seu preço. Isso porque em serviço existe uma característica que é a variabilidade no serviço, as pessoas o avaliam pela experiência, já que ele é intangível. Alguns estudos comprovam que as pessoas tendem a avaliar o serviço executado pelos momentos extremos ou de insatisfação ou de satisfação. Com isso, se o seu atendimento for na média e acontecer qualquer tipo de experiência ruim no processo, essa vai ser a lembrança que seu paciente terá. Mas se você conseguir realizar um atendimento encantador, acima da média, por mais que existam momentos ruins no processo, esses se equilibrarão e a experiência será tida como positiva. A grande vantagem na área da saúde é que a expectativa dos nossos pacientes são muito baixas pois a maioria deles chegam até o profissional pela necessidade. Com isso percebemos que muitas vezes o nosso principal concorrente é o mercado. O grande diferencial nesse setor é transformarmos uma experiência de necessidade em positiva. O primeiro passo para isso acontecer é pensar com a cabeça do paciente e entender quais são as suas dores e o que podemos fazer para cuidar delas com uma experiência encantadora. Só assim o paciente irá agregar valor e se tornar fiel ao seu atendimento pela experiência e não pelo preço.
Um abraço,
Bruno Rosa
Encantadores de Pacientes