O que podemos aprender com a maior indústria de chocolates finos do mundo? Essa incrível marca cresce a cada ano de forma cada vez mais rápida, então quais são seus segredos e o que podemos aprender com ela?
Quando foi configurada pelo seu dono Alexandre Tadeu, mas conhecido como Alê, ele tinha apenas 17 anos e revendia chocolates. Numa de suas aventuras para entregar ovos de Páscoa que ele não produzia e não tinha um fornecedor, resolveu passar numa loja de chocolate e pedir ajuda para uma confeiteira ajudá-lo na confecção. Além de manter a palavra na entrega dos 2000 ovos de Páscoa, ele aprendeu algo muito importante: como se faz o seu produto.
Esse ponto é importantíssimo, saber como produzir ou como funciona o seu serviço. Esse é um ponto positivo das clínicas que na sua grande maioria tem os profissionais como a mão de obra operacional do negócio. Então conhecem muito bem o operacional da execução dos procedimentos realizados.
Mas será que apenas o fato de saber fazer um ovo de Páscoa o levou a ter sucesso? Claro que não! Ele precisou entender de precificação, inovação, conceito de marca, dentre outros aspectos.
Pensando num mercado extremamente difícil, pois os chocolates tem algo bastante peculiar que é a sua dificuldade de distribuição já que tem que ser mantido numa temperatura adequada para que não derreta, ele encontrou também uma oportunidade.
As grandes empresas que na sua maioria eram internacionais também tinham essa dificuldade, e se ele alinhasse essa distribuição ele transformaria essa dificuldade em oportunidade. Essa é uma das razões dele montar uma rede para vendas, pois se distribuísse para o atacado de outras grande lojas, teria dificuldade em manter a qualidade.
Outra dificuldade a ser enfrentada era a sazonalidade, pra se ter uma noção, em 3 dias da semana santa vende-se em média o equivalente a 3 meses.
Como manter uma equipe motivada e preparada para produzir toda essa quantidade estando longe dos seus familiares nesse período? Esse era sem dúvida um desafio. Para que a equipe trabalhe motivada existe toda uma estrutura de diferenciação na empresa, a ambientação é minuciosamente adequada para que toda se sintam em casa, assim como o clima dos colaboradores com músicas próprias cantadas. Além disso o líder, o Alê, participa dos 3 dias com a equipe, pois liderança se faz por exemplo e não por hierarquia: na sexta que é exatamente o meio desse turbilhão, ele organiza um jantar para todos poderem desfrutar do bacalhau que não conseguiram comer com a família.
Se pararmos para observar, as maiores dificuldades enfrentadas pelo mercado de chocolate, foram as oportunidades encontradas pela Cacau Show. Portanto procure quais são as oportunidades que podem ser encontradas na dificuldade que o mercado de saúde apresenta e execute!