Os responsáveis pela maior cervejaria do mundo são também o segundo, quarto e quinto homens mais ricos do Brasil, respectivamente: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Eles iniciaram sua carreira sendo empreendedores na área dos bancos (Banco Garantia, o qual foi vendido no decorrer da sua trajetória).

 

Hoje, além da Ab InBev (fusão da Ambev com a belga Interbrew) eles são responsáveis pela Burger King, Heinz, Lojas Americanas, alguns fundos de investimento, dentre outros.

 

 

 

Na sua trajetória, eles sempre focaram em empresas as quais passavam por dificuldade de gestão mas que, no entanto, fossem diferenciadas no produto. Reorganizar a casa é a maior expertise desse grupo de empresários.

 

No livro “Sonho grande” da autora Cristiane Correa, ela conta um pouco da trajetória desses homens de sucesso e das suas empresas. Na história da readaptação da cultura de uma empresa, eles têm alguns conceitos rígidos como por exemplo: familiares não podem trabalhar nas empresas efetivamente, podem até ser trainee, no entanto jamais podem ser efetivados. Essa política é baseada no conceito de que competência de gestão não é transmitida pela genética, portanto existe uma chance maior de encontrar alguém mais competente no mercado do que em casa.

 

 

 

No entanto, eles preparam seus filhos em outros negócios. Talvez a radicalidade desses paradigmas seja importante para dar longevidade na relação da sociedade dos três. Uma das principais causas de problemas internos dentro das empresas são problemas familiares.

 

 

Dentro do seu conglomerado de empresas existem 3 filosofias que são a base da sua cultura e provavelmente cada um dos sócios é responsável por uma delas:

 

 

1. Meritocracia: a possibilidade de seus colaboradores crescerem com ela é uma cultura realmente instituída na sua filosofia. Nunca ninguém fez tantos milionários dentro de uma empresa quanto eles.

 

 

2. Baixo custo: existe uma frase clássica do Marcel Telles que fala: “custo é igual a unha, sempre pode cortar um pouco“. Mas é lógico que ele tem que ter a percepção de enxergar o que é investimento e o que é custo.

 

 

3. Processos bem executados: essa é uma característica fundamental na aquisição de novas empresas. Reavaliar processos e fazer um choque de gestão na sua modificação. Não dá para esperar resultados diferentes de uma empresa que vem com problemas, sem fazer uma mudança radical nesse princípio.

 

Portanto, se você quer fazer um gestão de competência na sua clínica, tente adaptar esses 3 conceitos:

  • Faça com que o seu sucesso de ter uma agenda cheia seja o sucesso da sua recepcionista e não o seu fracasso de ter somente mais trabalho (Meritocracia);
  • Identifique os seus custos desnecessários e o diminua buscando reverter parte deles para o seu investimento (Baixo custo);
  • Alinhe todo o seu processo para transformar o encantamento do seu paciente, não dependa do bom senso dos seus colaboradores, bom senso cada um tem o seu e isso não podemos cobrar (Processos bem executados).

 

 

Devemos buscar dos grandes, inspiração (e não inveja) naquilo que eles fazem certo. Cada ser humano tem os seus princípios, mas, sem dúvida alguma, as empresas de sucesso ou melhor, de prosperidade, tem muito a nos ensinar.

 

Grande abraço,

Bruno Rosa

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