Na era a qual vivemos, onde o relacionamento encantador se tornou uma plataforma diferenciada de interagir com o seu cliente, e sobretudo tendo várias plataformas de comunicação que podem ser utilizadas para que exista uma comunicação entre você (ou a sua empresa) e o seu consumidor, aprender a se comunicar da forma correta talvez seja um dos grandes segredos para manter um bom relacionamento e diminuir exponencialmente problemas futuros, e sobre tudo maximizar a experiência positiva dele ao passar por você.

Você já reparou como as pessoas estão mais expostas ultimamente? Vários fatores contribuíram para esse aumento da exposição pessoal, como maior acesso ao celular e ao e-mail, perfis nas mídias sociais, necessidade de maior interação no trabalho, na escola, e assim por diante. Nesse contexto, qualquer pretensão de desenvolvimento pessoal deve incluir uma boa comunicação, você concorda?

Em variados momentos da nossa vida cotidiana, há a necessidade de expressar-se bem, seja na apresentação de um trabalho na faculdade, em uma reunião de negócios, no processo de vendas, na apresentação de uma ideia, na delegação de uma tarefa ou na vivência familiar. Saber se comunicar é fundamental e fará toda diferença.

A comunicação, basicamente, é um processo que envolve um emissor, um receptor e a transmissão de uma mensagem. Contudo, esse relacionamento vai além de uma simples troca de informação e requer a compreensão do que foi transmitido – e esse fato faz total diferença.

Aqueles que não sabem se comunicar com eficiência, que não são capazes de se fazer entendidos, colocam em cheque a sua credibilidade e em um mundo tão competitivo correm o risco de perder grandes oportunidades.
Perceba que até mesmos os animais desenvolvem uma maneira de se comunicar por meio dos diversos sons emitidos na natureza e muitas vezes esses artifícios são responsáveis por garantir a sobrevivência de um bando. E se na natureza a comunicação é algo tão vital, imagine para os seres humanos. Você já havia pensando nisso? O ato de saber se comunicar é a principal ferramenta do entendimento e do envolvimento em um relacionamento.

Vivemos em uma época em que a comunicação deve ser cada vez mais ágil, objetiva, de fácil assimilação e transparente. As pessoas estão buscando sempre mais por informação a fim de conquistar um diferencial competitivo, mas de nada adianta ter muita informação e não saber utilizá-la.
Certamente você já esteve em uma situação em que pensou assim: “Nossa! Essa pessoa tem muito conhecimento (informação ou conteúdo), mas não sabe transmitir o seu saber, falta didática”. Falta, na realidade, saber se comunicar.

 

Por isso trazemos uma sequência lógica dos 5 Cs da comunicação para que possamos maximizar esse conceito e aproveitar dos seus benefícios:
Conhecimento, Confiança, Consistência, Clareza, Coerência

1 Conhecimento

Se não soubermos o que estamos comunicando, somos apenas um reprodutor de informação, mas não um comunicador. Isso acontece com muito mais frequência nos tempos atuais, já que temos acesso de forma muito mais rápida às informações através do mundo digital, e as pessoas cada vez mais reproduzem as informações as quais tem acesso, entretanto muitas vezes não são conhecedoras do assunto. Como propagador de conteúdo não existe nenhum problema, mas pensando no lado da comunicação esse princípio é muito falho, pois o ideal da comunicação é promover o diálogo e interação, e se você não é um conhecedor do assunto você terá uma certa limitação para esse ponto. Os famosos âncoras dos jornais precisam estudar constantemente os assuntos abordados. O Ricardo Boechat por exemplo, que faleceu num acidente aéreo, era considerado o rei da comunicação, pois era mais do que um informador, ele era um excelente comunicador, emitia a sua opinião com muito conhecimento, mesmo os que não concordavam com a sua abordagem sabiam que ele era um conhecedor do que informava.
Portanto informar no ambiente corporativo é muito pouco, temos que comunicar.

 

2 Confiança

Gostamos de pessoas e tendemos a confiar mais naqueles que nos ouvem.
Tem um ditado que diz o seguinte: “Você tem dois ouvidos e uma boca para escutar mais e falar menos”. E essa frase para o processo e a importância da comunicação, não deixa de ser verdadeira.
Quem sabe escutar cria sintonia e empatia com as outras partes envolvidas na comunicação. Com isso, fica mais fácil identificar o que a pessoa deseja, quais são suas dúvidas, expectativas, medos, anseios, entre outros sentimentos. A partir do momento em que você tem essas informações preciosas em mãos, a comunicação tende a ser muito mais eficiente e com resultados positivos para ambas as partes.
Uma das regras que ditam esse princípio é ter a empatia de entender as dores do seu cliente, porque só quem tem esse princípio consegue praticar na sua empresa o ato de cuidar, e ganhar assim a confiança dele.

 

3 Consistência

Somos bombardeados com frequência com promessas de sucesso instantâneo, satisfação imediata, alívio rápido e temporário, levando muitas pessoas a se desviarem do seu objetivo principal.
Dispomos de poucos mapas que nos ajudem a encontrar o caminho ideal, se é que existe algum. A mentalidade imediatista que assombra a nossa sociedade impede o desenvolvimento das competências do ser humano além de ameaçar a sua saúde, educação, carreira, finanças e até mesmo o seu relacionamento pessoal e profissional.
Todos nós aspiramos ao sucesso em diferentes áreas da vida, entretanto, o caminho é longo e difícil e as recompensas nem sempre fáceis e rápidas. Dessa forma, procuramos trilhas diferentes, menos íngremes, e cada uma delas atrai certo tipo de personalidade, de acordo com a nossa zona de conforto.
Mudar o tempo todo por conta de qualquer dificuldade não vai ajudá-lo a atingir o nível da maestria. Você pode alcançar o sucesso temporário, entretanto, para mantê-lo, você precisa de consistência nas suas ações a vida inteira, além de caráter, força de vontade, atitude, imaginação e inteligência emocional.
Portanto, propor mudança faz parte da comunicação, no entanto, propor mudança sem ao menos ter aplicado o princípio da resiliência talvez seja no mínimo irresponsável.

 

4 Clareza

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a sentir dificuldades de se comunicar claramente. Esses motivos vão de baixa escolaridade a questões emocionais.
Provavelmente, você já conheceu alguém que não teve acesso aos estudos e se comunica perfeitamente e alguém que é pós-graduado e não consegue ser claro. Isso geralmente acontece por causa de experiências e eventos que passaram durante a vida.
Imagine uma pessoa que, na infância, era muito reprimida por seus pais quando tentava falar algo em público. Essa criança provavelmente desenvolverá a crença de que falar em público é errado e se tornará um adulto que prefere não expor as suas opiniões.
Porém, há diversas situações em que é necessário falar em público, como apresentações de trabalhos escolares e reuniões, por exemplo. E quem não consegue se comunicar bem, terá desvantagens contra quem faz isso de forma clara e eficaz.
Além disso, nos tempos atuais, com o acesso facilitado da tecnologia, temos mais veículos que podem ser utilizados para essa comunicação como mídias sociais, webnarios, lives no Instagram e YouTube, dentre outros.
Tente buscar em sua memória: provavelmente você já viu casos de pessoas que realizam seu trabalho de maneira impecável não serem reconhecidas, enquanto outras que não possui tantas qualidades, serem promovidas por mostrarem o seu trabalho através da exposição de seus feitos, relações interpessoais qualificadas, etc.
É sempre bom lembrar que um processo de comunicação envolve no mínimo duas pessoas, caso contrário, o emissor falaria sozinho, o que não faz muito sentido. Sendo assim, o outro é fundamental nesse processo.
Comunicar-se bem não significa falar ininterruptamente, muito pelo contrário. Comunica-se melhor quem sabe escutar, o que gera empatia e cria uma maior sintonia entre as partes envolvidas em uma comunicação.
Essa situação hipotética acima acontece com muita frequência em diversas áreas da vida, mais do que você imagina. E de alguma forma, podem ter acontecido, ou estar acontecendo com você.

 

5 Coerência

A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que a comunicação tenha sentido.
A pessoa é coerente quando age de acordo com seus princípios e valores. Quando ela diz uma coisa, mas faz o contrário, mostra uma contradição entre atitudes e gera uma sensação de pouca coerência ética diante do interlocutor.
As pessoas coerentes são firmes em seus princípios e valores. Princípios atuam como normas do bom caminho porque a ética pessoal ajuda a diferenciar entre o bem e o mal. Uma pessoa coerente transmite sinceridade, o que ajuda a estabelecer relações pessoais sólidas porque a amizade verdadeira exige compromisso e seriedade na palavra. Portanto esse é um ponto fundamental para que sua comunicação seja melhor absorvida pelo seu público final.

Portanto fazer um checklist desses conceitos talvez seja a forma mais eficaz de aprimorar a sua comunicação: tenha Conhecimento da informação que irá transmitir, gere Confiança tendo a empatia de conhecer as dores do seu cliente, tenha Consistência na sua abordagem buscando sobretudo a resiliência, tenha Clareza na explicação dos fatos com um linguajar simples e, acima de tudo, seja Coerente com tudo que você está propondo.

 

 

Grande abraço,

Bruno Rosa

WhatsApp chat