Para empreender, sem sombra de dúvidas, ter persistência é uma característica fundamental para avançar nessa difícil tarefa de ter prosperidade no seu negócio. Assim como na vida, empresas (por mais sucesso que tenham na sua estratégia) vão falhar, errar e ter projetos que não darão certo.
Dados demonstram que em todo o mundo mais empresas vão à falência do que prosperam ao longo dos 5 primeiros anos, isso ocorre tanto em países subdesenvolvidos quanto em países desenvolvidos. Esse fato demonstra o quanto será difícil esse caminho.
Persistir pode se transformar num gatilho negativo caso ele seja utilizado para projetos errados. O grande trunfo de usar essa característica está em aprender com os erros e persistir no aprendizado dos erros para utilizá-los como degraus para o seu sucesso.
A maior dificuldade que um empreendedor deve diferenciar é exatamente a persistência da teimosia. Insistir no erro pode ter dois caminhos, e talvez o que diferencie esses dois aspectos são exatamente o aprendizado com o fracasso e a evolução na solução das suas dificuldades.
A teimosia é uma característica perigosa para o empreendedor, já a persistência é uma virtude.
Ter uma visão concreta de onde você pode chegar talvez seja uma característica fundamental para a evolução nesse conceito. Ter resiliência talvez faça com que você passe pela turbulência para alcançar voos mais altos.
Thomas Edison tinha uma famosa frase que dizia : “ Eu não falhei dez mil vezes para inventar a energia elétrica, eu descobri 10 mil formas de não fazê-la.”
Essa resiliência e o aprendizado é o que faz a persistência tornar um empreendedor com potencial diferenciado.
Outro exemplo de aprendizado e evolução foi Bill Gates, grande pai da Microsoft que não acreditava que a internet iria escalonar, ele acreditava que seria para um número limitado de pessoas. Ele errou na sua previsão e se insistisse no erro seria teimosia, portanto ele reavaliou essa possibilidade para sua empresa e hoje é uma das principais empresas que utilizam essa plataforma global para escalonar o seu negócio.
Portanto o caminho empreendedor vai exigir persistência, erros, avaliação dos erros, resiliência e aí sim prosperidade. Seguindo esse caminho, sua chance de ter êxito aumenta bastante! Logicamente o combustível para toda essa sua jornada é ter o propósito e a paixão daquilo que você tem como principal objetivo .