Algumas pessoas acreditam que ter um site é desnecessário depois das redes sociais. Esse é um pensamento no mínimo equivocado. Em primeiro lugar, o seu site é a sua casa virtual, é nele que você colocará todos os aspectos e transmitirá o mesmo fundamento da sua casa real, além de ser o lugar onde ficará todo os seus conteúdos. E esse é um aspecto importantíssimo para que seu site seja procurado, ele é uma excelente formatação para você se tornar uma referência no Google e nas outras plataformas de busca. Quando você procura o seu nome ou da sua clínica no Google, o que você encontra? Imagina quando uma pessoa procura por algum serviço e em primeiro lugar aparece você?
Existem estratégias orgânicas ou pagas para que isso aconteça. Mas sem dúvida nenhuma o ponto mais importante para que seu site seja dinâmico é exatamente você inserir dentro dele um blog com conteúdo que tire as dúvidas dos seus clientes.Dessa forma as pessoas irão retornar mais vezes para ele e logicamente isso aumenta a sua autoridade perante o Google. Ter um site hoje faz com que você possa oferecer uma experiência de aprendizagem para o seu paciente (cliente).
Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um serviço de altíssima qualidade, mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não souberem o que você faz?
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.
Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.
Algumas pessoas me perguntam, já tenho um Facebook e Instagram, mesmo assim preciso de um site?
Uma página no Facebook é outro item fundamental, assim como o site. Portanto, um canal não substitui o outro.
Sem um site com um domínio próprio fica absolutamente ineficaz realizar campanhas de e-mail marketing, que são consideradas como a forma mais eficiente de relacionamento com os clientes (esse é assunto pra outro artigo: e-mail ainda é uma plataforma excelente para comunicação com pessoas que são interessadas no seu conteúdo!).
Afinal, para onde você vai levar seus novos pacientes conquistados nessa captação? Para seu site ou para uma página nas redes sociais?
Aqui na Encantadores de Pacientes, enxergamos as mídias sociais como excelentes canais de geração de tráfego e de engajamento. Ou seja, utilizamos como um acréscimo à nossa estratégia de Marketing Digital, mas não como o principal canal.
Se você conhece dois médicos que são referências para o seu problema e só um possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page do Facebook?
Não quero desmerecer as mídias sociais – como falei acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável, confiável e profissional do que um perfil social.
Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para a sua persona ( Descubra a persona da sua clínica ) que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.
Portanto ter um site é básico para ter credibilidade, num momento onde o mundo virtual é tão importante quanto o mundo real.