O Instagram é uma rede social principalmente visual onde um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, aplicar efeitos a eles e também interagir com publicações de outras pessoas através de comentários e curtidas. Além disso, um usuário pode seguir o outro para poder acompanhar suas postagens e suas atividades dentro da rede. O número de seguidores inclusive contribui para a visibilidade do perfil. Nele também encontramos as famosas hashtags, que servem como um mecanismo de busca das publicações e ajudam na hora de segmentar o seu público, caso possua uma página para sua clínica.
A história do Instagram é curta, porém de muito sucesso e rápido crescimento. O Instagram foi lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software. No mesmo dia do lançamento, o aplicativo tornou-se o mais baixado na Apple Store e já em dezembro do mesmo ano contava com a impressionante marca de 1 milhão de usuários. Em 2011, a empresa, que tinha apenas 6 funcionários já possuía 10 milhões de usuários na rede. No ano de 2012, após o tão esperado lançamento do aplicativo na versão para Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares. Atualmente, a rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo que 7% das contas criadas são de brasileiros.
O Instagram está em constante mudança para melhorar a experiência dos seus usuários e a mais recente começa a testar no Brasil a ocultação do número de likes em fotos e vídeos. O experimento não significa que o Instagram não terá mais curtidas (usuários poderão conferir a quantidade de likes de seus próprios posts) mas os seguidores não terão mais acesso a esses dados. O Instagram não acabou com os likes definitivamente: a função de interatividade continuará na rede social. Usuários podem curtir fotos e vídeos como desejarem, mas não terão mais acesso ao número de curtidas de outras contas. Cada perfil poderá visualizar a quantidade de likes que recebeu apenas em seus próprios posts.
Como se trata de um recurso em fase de testes, o Instagram deve analisar a recepção do experimento para descobrir se retirar likes pode realmente mudar o comportamento dos usuários. Portanto, não há garantia de que as curtidas no Instagram serão removidas para sempre. O teste já vem sendo aplicado no Canadá desde maio. A empresa afirmou que os resultados estão sendo positivos, mas a expansão em outros países, como o Brasil, é justamente uma forma de avaliar com mais clareza se o novo recurso é realmente válido.
Segundo comunicado oficial, o teste do Instagram sem like é uma tentativa de diminuir o clima de competição entre os seguidores e colaborar para que as pessoas foquem mais em contar suas histórias e não apenas esperar pelas curtidas. Será? Outra hipótese para a mudança do Instagram, e ela é bem menos nobre do que o discurso de defesa da nossa saúde mental, seria uma tentativa de encerrar o comércio de curtidas que ocorre na plataforma. Há anos existem várias empresas dentro do Instagram que prometem curtidas com direito a pagamento parcelado no cartão de crédito. Ao eliminar a contagem, o Instagram abre portas para que influenciadores paguem por impulsionamento de conteúdo, que é vendido pela própria plataforma. Ou seja, em vez de comprar curtidas de terceiros, os influenciadores pagariam para aparecer mais e engordariam a conta de Mark Zuckerberg.
Hoje o número de curtidas também é levado em conta pelo algoritmo do Instagram ao distribuir conteúdo, nem tudo que é postado no app aparece para todos os usuários. Para “escolher” o que cada usuário vê, o serviço usa uma fórmula secreta. Com o fim da contabilização de “likes”, ainda não é possível saber o peso qual eles terão no algoritmo mas ficará mais difícil decifrá-lo. O fato é que temos que ter muito cuidado com a dependência das redes sociais, elas podem ser uma plataforma excelente de captação, mas não podemos vincular nosso negócio unicamente ao sucesso nela .
O Facebook quando começou distribuía todos os conteúdos para todos os fãs que te seguiam, afinal esse é o objetivo de ter um fã, poder compartilhar o seu conteúdo com ele. Com o passar do tempo ele começou a utilizar uma estratégia que se chama algoritmo, e o que faz essa estratégia? Ela diminuía a distribuição daquilo que você divulga, mesmo pra aqueles que te seguem, utilizando algumas formatações para melhorar o seu alcance. Mas de fato o principal objetivo é cobrar pra que você atinja aqueles que te seguem.
Hoje a distribuição orgânica ( quando as pessoas recebem o que você posta sem você precisar pagar ) do facebook é quase irrelevante, por isso muitas pessoas começaram a utilizar o Instagram para poder compartilhar o seu conteúdo e conseguir uma maior alcance e realmente isso acontecia. Até que o que o Facebook começou a fazer a mesma estratégia dele no Instagram: aumentou o algoritmo e começou distribuir menos o seu conteúdo para os seus seguidores.
Você deve ter percebido que os números de curtidas diminuiu e o alcance orgânico do Instagram é cada vez menor. E o que isso significa? Para que seu público veja sua postagem você precisa cada vez mais pagar. A tendência é que o Instagram siga o mesmo caminho do facebook e o alcance orgânico fique irrelevante.
Não há nada de errado com essa filosofia, o Facebook é uma empresa privada com fins lucrativos e sempre que ela observar uma oportunidade de aumentar a lucratividade ela irá fazer. Por isso ela vai gerando resultado e “viciando” o seu público até que ele fique dependente e tenha que pagar para manter o resultado.
Isso aconteceu com o facebook, está acontecendo com o Instagram, e em breve irá acontecer com o Stories e o IGTV. Portanto você deve estar se perguntando, o que faço então?
Vou colocar algumas sugestões para que você utilize e aproveite tudo que existe de bom nessa rede de 4 plataformas que podem ser fantásticas se bem orientadas:
1. Comece a usar as novas plataformas o mais cedo possível
A bola da vez agora é o IGTV, o Facebook está incentivando a sua utilização para concorrer com o YouTube , com isso ele distribui mais o seu conteúdo para as pessoas que te seguem organicamente. Além disso você consegue postar vídeos maiores e enviar 1minuto para o seu feed do Instagram , e quando termina o primeiro minuto ele vai direto para o IGTV continuando onde o vídeo parou.
2. Frequência é melhor que excelência
Fazer postagens constantes é fundamental para uma maior engajamento e distribuição do seu conteúdo. Portanto faça bons conteúdos mas acima de tudo mantenha constância, pode ser menos vezes até do que a maioria, mas no entanto seja constante.
3. Identifique sua persona
Trace o perfil de uma pessoa que represente o seu cliente, e faça conteúdo focado nela. Pacientes não gostam de ver sangue, cirurgias complexas dentre outras coisas. Já se a sua persona for cirurgiões, essa pode ser uma estratégia interessante.
Acesse o link abaixo para fazer o mapa de empatia e traçar a sua persona:
4. Seja você
Acima de tudo o que conquista as pessoas é a naturalidade, portanto seja você. Não tente ser quem você não é ou buscar que o seu espaço seja diferente daquilo que realmente ele é. Maximize os pontos positivos, mas integridade é uma característica importante para que seu paciente não se decepcione com você afinal o objetivo dessas redes é aproximá-lo de você e não afastá-lo.
5. Não dependa apenas de qualquer mídia digital para o seu marketing
Ser mais forte em alguma mídia é esperado, no entanto depender única exclusivamente dela pode ser um problema. Portanto tenha um ambiente onde você possa levar o seu público para receber seu conteúdo sem o controle do Facebook. Talvez a melhor forma de isso acontecer é tendo um blog seu com conteúdos relevantes. Além disso fidelize o seu paciente com muito encantamento, empatia e cuidado para que ele te indique e queira voltar para você.
Marketing digital deve ser feito com responsabilidade e conhecimento, quanto mais planejado, melhores resultados e consequentemente menos dependência das decisões de Mark Zukenberg.