Seu paciente acorda com vontade de ir à sua clínica?

Essa pergunta classifica o nosso ramo de atendimento. Em geral, os pacientes podem até aceitar ou gostar de ir para uma clínica, no entanto, o que nos prova que ele está encantado é a vontade de ter a experiência do serviço já ao acordar.

Nós acordamos com vontade de consumir vários serviços como viagens, comidas, roupas, esportes, dentre outros. No entanto, não acordamos com vontade de ir ao médico. E porque as pessoas vão ao médico? Por necessidade!

Normalmente os profissionais de saúde são supridores de necessidades, e como em qualquer outra necessidade, as pessoas só retornam a você depois que ela tiver outra necessidade.

Para melhorarmos o nosso conceito e mudar a experiência do paciente de necessidade para vontade, temos que melhorar a sua percepção vivida

A grande vantagem do ramo da saúde é que a expectativa dos nossos pacientes é muito baixa e com isso é bem mais fácil encantá-lo. Encantar significa superar as suas expectativas, portanto, pequenas ações de cuidados os encantam e transformam a sua experiência.

Para que isso aconteça, o primeiro passo é trabalhar a empatia de entender o seu negócio com a cabeça do seu cliente, pois só surpreendemos quem conhecemos, e a partir daí, trabalhar o cuidado na execução de todos os processos do seu serviço.

 

Quando realizamos uma anamnese de um paciente, temos a oportunidade de conhecê-lo, saber os seus gostos, suas paixões, seus costumes, e dessa forma entendê-lo para poder encantá-lo.

Imagina um paciente entrando numa consulta com um médico ouvindo a sua música favorita? Isso é surpreender! Perguntar o que ele quer ouvir e colocá-la durante o atendimento é agradar. Mas surpreender com seu estilo musical favorito já na entrada baseado nos dados de uma ficha que ele preencheu com suas preferências, ENCANTA!!!

 

Imagina ao terminar uma cirurgia de um implante dentário, o paciente receber um sorvete preferido que ele havia colocado nos seus dados e sair degustando uma das poucas coisas que ele poderá saborear na recuperação do pós cirúrgico?

Portanto, aproveite ao máximo as estratégias de conhecer cada vez mais fundo o seu paciente e surpreendê-lo com experiências personalizadas. Dessa forma, você o transforma de paciente, que chegou com uma necessidade, em um cliente de vontade, que recebeu benefícios encantadores daquele serviço.

 

Bruno Trevisan Rosa CEO Encantadores de Pacientes
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