De diversas formas, os efeitos do coronavírus estão transformando a sociedade em todos os mercados, inclusive na sua clínica. A queda no número de agendamentos e a insegurança das pessoas para investirem em qualquer tipo de tratamento se tornam cada vez mais constantes.
Ainda temos que nos preparar para a possibilidade de termos que fechar as portas da nossa clínica por um tempo, como aconteceu na Itália, Espanha e em outros países que tiveram um número grande de casos.
O grande desafio é o que podemos fazer para minimizar as perdas que poderão acontecer com essa pandemia?
1. Evitar gastos maiores
Com a possibilidade de termos que temporariamente parar de trabalhar, alguns custos que temos na nossa clínica não irão parar, portanto se planeje para ter um fundo de reserva para esse período.
2. Adiante os tratamentos e os planejamentos pendentes
Sem dúvida alguma, nesse período de incertezas e novidades, é sempre uma incógnita se iremos trabalhar amanhã. Portanto tente ao máximo adiantar os tratamentos para evitar que estes fiquem pelo meio do caminho ou tenham que esperar um tempo maior para terminarem.
3. Traga esclarecimentos através de postagens e conteúdos sobre esse tema associado a sua especialidade
O tema coronavírus está em alta nas buscas do Google e nas hashtags das mídias sociais, e a tendência é só aumentar. Desta maneira você pode criar conteúdos sobre o assunto e aparecer nas pesquisas. Se a sua área for relacionada ou co-relacionada com a doença, então você poderá criar conteúdos abordando diretamente o tema, dando dicas de prevenção na transmissão do vírus, explicação o que é, como surgiu, quais são os sintomas, quem deve procurar ao ter os sintomas e então, dentro de um contexto, promover seus produtos e serviços.
Exemplo:
Se você é um nutricionista e quer prospectar novos pacientes, então você poderá criar um conteúdo que fale sobre alimentos que tendenciosamente fortaleçam o sistema imunológico, evitando assim contrair a doença. No contexto deste conteúdo você pode fazer chamadas para ação, solicitando que o leitor entre em contato com você via whatsapp ou outro canal para que então obtenha mais informações.
4. Se planeje para o retorno depois do controle da pandemia
As pandemias catalisam a inovação e aceleram as mudanças, fornecendo um ambiente para o lançamento e o teste de novas ideias. O coronavírus de hoje já está mudando as normas culturais e empresariais, atingindo o cerne de assuntos jamais discutidos por décadas e séculos. O simples ato de um aperto de mão está se tornando cada vez mais algo do passado, mesmo quando lavamos nossas mãos cirurgicamente uma dúzia de vezes por dia. Portanto aproveite e facilite as marcações de consultas via site por exemplo. Faça com que as pessoas possam fazer uma marcação sem ter que fazer um telefonema.
O trabalho remoto já estava em ascensão, mas “trabalhar de casa” agora é o novo normal. Desde o surto de coronavírus, as ações da Zoom (a ferramenta de WFH mais popular do mundo) superaram significativamente os mercados em valor, um sinal precoce de um mercado que já está prevendo mudanças.
Além disso, as pessoas estão tentando permanecer longe uma das outras, as visitas a restaurantes caíram, estamos evitando academias e locais públicos. Com a popularidade da Netflix, Amazon Prime, Ifood, Uber eats, banda larga ultra-rápida, parece que passamos a última década nos preparando para este momento. Mas nossas mudanças de estilo de vida, que já estavam em andamento, serão exacerbadas por essa doença mortal. Portanto aumente a sua presença digital, pois essa transformação irá ser acelerada fortemente por essa pandemia extremamente transformadora.
Grande abraço,