A Kopenhagen, marca 100% brasileira, nasceu com um propósito: criar emoções únicas a partir do sabor inigualável do seu chocolate. E esse objetivo está cada vez mais consolidado todos os anos.
Com mais de 90 anos de existência, é sem dúvida uma das maiores empresas de chocolate do Brasil e ampliou ainda mais seu mercado com a criação da marca Chocolates Brasil Cacau democratizando o acesso a chocolates finos com um preço mais popular mas com um conceito de qualidade de excelência, e a da Kop Koffee, uma rede de cafeterias.
A Kopenhagen planeja faturar mais de R$ 2 bilhões em 2025, com um crescimento de 30% em relação ao ano anterior, apostando na nostalgia com produtos como o Moranguinho e fortalecendo o canal digital. Em setembro de 2023 a Nestlé adquiriu a marca (assim como a Brasil Cacau e Kop Koffee) e em 2024 atingiu um faturamento anual superior a R$ 1,5 bilhão, de acordo com o blog da Kopenhagen.
E qual foram as estratégias para que esse crescimento acontecesse?
O fato que chamou bastante atenção nos últimos anos é o fato de eles cada vez mais utilizarem a venda do café como realidade na sua rede, hoje a rede vende em média um café por segundo. Quem poderia imaginar que uma rede de chocolates pudesse vender tanto café?
Mas porque vender café? Qual a estratégia por traz da colocação de um produto que tem o ticket médio de menos de 9 reais, comparado aos chocolates, panetones e ovos de Páscoa que tem o ticket médio de mais de 50 reais? Será que não existe desvio de foco?
A estratégia do café na Kopenhagen é fazer com que as pessoas possam aproveitar o momento do café para observar de forma mais demorada e concentrada a sua loja e delícias que são tentadoras para o olhar atento daqueles que esperam ansiosamente o seu café esfriar. E ao esperar, ele tende a ter muito mais atenção nos produtos do que se estivesse apenas passando pela loja.
Portanto a estratégia de negócios presenciais é criar estratégias para os consumidores prestarem mais atenção em você. O consumidor moderno recebe uma poluição de informações que fazem com que ele fique muito mais disperso do que anteriormente. Os smartphones com as inúmeras possibilidades de interação fazem com que ele realmente tenha diversas prioridades de atenção antes de pensar na sua empresa.
Criar e montar negócios e estratégias para prender a atenção do seu cliente deve ser pensado em todo momento para aumentar o consumo dele do seu produto.
Imagina clínicas e consultórios, onde o paciente aguarda com medo e ansiedade o seu chamado, ter informações onde ele possa encontrar serviços, conteúdos, atendimentos, dentre outros? Talvez seja uma estratégia bastante interessante para chamar a atenção do seu paciente e fazer com que ele seja beneficiado com a informação e ao mesmo tempo diminua sua ansiedade na espera.
A estratégia da Kopenhagen aumenta o ticket médio de um café que é perto de 9 reais, para um consumo médio desses clientes entre R$ 50-60 de compra direta. Além disso, essa estratégia cria uma maior recorrência de retorno dos seus clientes, o que gera uma maior fidelidade e consequentemente uma maior consumo ao longo do tempo.
Outra diversidade é a entrada da marca no segmento de cápsulas de café. Com um pacote de dez unidades por R$ 36,90, os produtos são vendidos nas lojas e são compatíveis com todas as máquinas do mercado, incluindo a Nespresso® da Nestlé®. O café representa 30% das vendas da Kopenhagen. Essa estratégia demonstra constante avaliação do mercado e predisposição a readaptação de culturas, buscando o diferencial exigido pelo mercado moderno.
Portanto ofereça café, chá e tudo oque você puder ao seu paciente. Faça da sua recepção um ambiente de concentração do seu cliente no seu propósito e nos seus produtos, imagine que aquele é o momento de você capturar a atenção dele e fazer com que ele entenda o quanto você pode beneficiá-lo com o seu serviço.
O que você está fazendo pra chamar a atenção do seu cliente? Essa é uma pergunta que temos que responder para que nosso negócio tenha possibilidade de maximizar os nossos resultados, assim como a Kopenhagen.