Quando vamos iniciar o processo de planejamento de uma clínica, configurar o plano de negócio é fundamental para que  sua empresa não tenha surpresas ao longo do tempo. Dados do Sebrae confirmam que mais de 70% das empresas fecham as portas em menos de 5 anos de existência. A principal razão dessa estatística é que a grande maioria delas comete um erro crucial no planejamento estratégico do negócio.

Sempre ao iniciar esse processo, é importante fazer alguns questionamentos que vão guiar o nosso caminho. Além de fazer as perguntas certas, é fundamental responder na ordem correta. Essa teoria foi estudada por Simon Sinek. Há quase dez anos, Sinek ficou famoso ao expor essas ideias numa palestra,  a TED Talks. O livro “Comece pelo porquê” é fruto desses apontamentos, um sucesso comercial com mais de um milhão de exemplares vendidos.

Ao analisar a trajetória de grandes líderes e empresas, ele identifica esse denominador comum: um propósito forte, uma comunhão tão orgânica com a ideia defendida que o reconhecimento dela é inevitável. O que Martin Luther King e ­Steve Jobs têm comum? É o porquê, ele diz. Um padrão no modo de pensar, agir e comunicar. Os grandes feitos da vida desses homens – ambos já mortos, porém jamais esquecidos – parte dessa mesma engrenagem que, de pergunta em pergunta, revela um motivo pelo qual vale a pena viver e lutar. “Comece pelo porquê” mostra como o encontro desse sentido é determinante para inspirar as pessoas e fazer a diferença.

 

 

No livro, ele destaca outros dois elementos – o quê e o como – que fazem parte da maneira de nos relacionarmos com o mundo. “Quando a maioria das organizações ou pessoas pensa, age ou se comunica, elas o fazem de fora para dentro, de O QUÊ para POR QUÊ, e por um bom motivo – vão do que é mais claro para o que é mais obscuro. Nós dizemos O QUE fazemos, às vezes dizemos COMO o fazemos, mas raramente dizemos POR QUE fazemos O QUE fazemos”, explica Sinek. Para o autor, conhecer o porquê não é única maneira de ser bem-sucedido, mas é a única de manter um sucesso duradouro e ter uma mescla melhor de inovação e flexibilidade.

Diante desse panorama sobre a força e o efeito do porquê, a pergunta natural parece ser: como encontrá-lo, enfim? Essa descoberta, o autor garante, injeta paixão instantânea no trabalho, não importa se você é empreendedor, funcionário ou líder de equipe.

 

 

E como seguir essa ordem de perguntas na sua clínica para ter prosperidade na área da saúde:
1. O que? Qual a sua solução para dor do seu cliente?
2. Como? O que você faz para tal?
3. Porque? Qual razão de te escolher?

A grande maioria dos dentistas respondem dessa forma, por exemplo :
-Sou um dentista e posso melhorar o seu sorriso (o que ?)
-Através de um tratamento inovador (como?)
-Porque você quer melhorar a sua saúde e a sua estética (porque?)

 

Mas se invertêssemos a ordem das respostas?
-O sorriso é a maior expressão de sorriso das pessoas, e como dentista podemos levar felicidade para as pessoas.
-Realizamos um tratamento inovador para tal!
-Você gostaria de melhorar o seu sorriso?

 

Os nossos porquês são o que nos movem, quando temos uma razão maior para executar o serviço que escolhemos, isso nos move de forma diferente e se conseguirmos levar esse conceito para os nossos pacientes e colaboradores, isso fará toda diferença na sua aceitação.

 

Na nossa metodologia, todo o plano de negócio começa com o propósito, exatamente porque focamos na prosperidade e não no sucesso! Não confunda sucesso com prosperidade!

 

 

Grande abraço,

Bruno Rosa

Bruno Trevisan Rosa CEO dos Encantadores de Pacientes
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