Um dos passos mais importantes para sua clínica é treinar e capacitar os empregados, especialmente o pessoal da recepção, que são as primeiras pessoas que entram em contato com o paciente.

Tanto a capacitação como o treinamento são processos essenciais dentro de qualquer empresa, o que não é diferente na área de saúde.

Confira algumas dicas:

1. Apresente a clínica à recepcionista
Primeiramente, você precisa fazer uma apresentação detalhada da clínica para a nova recepcionista. É importante essa visita guiada para melhor ambientação e adaptação do novo colaborador.

2. Organize as tarefas


O dia a dia de quem assume o cargo de recepcionista pode ser bastante movimentado. Portanto, pode ser que algo seja esquecido no meio do caminho, prejudicando o atendimento da clínica. O ideal é padronizar uma lista de afazeres diários e semanais.

3. Elabore o manual de atendimento
O atendimento em uma clínica é baseado em organização, sistema e método. Alguns protocolos e padrões estabelecidos devem ser de conhecimento de todos os funcionários. Como são muitas informações para serem lembradas, o ideal é montar um manual de atendimento de fácil acesso, que possa ser consultado quando alguma dúvida aparecer.

O manual deve conter informações como:
– missão, valores e visão da clínica;


– lista de más condutas de funcionários;
– princípios para a relação com o paciente;
– algumas particularidades da clínica que sejam importante para as tarefas desempenhadas.

4. Incentive a participação da equipe
Sempre que for possível, envolva a equipe durante as capacitações e treinamentos feitos, para que eles se sintam parte do que acontece dentro da clínica.

5. Invista na capacidade de resolução de problemas
Treine a equipe da recepção para que possa resolver os problemas de forma autônoma, com calma, inteligência e rapidez.

6. Promova ciclos de treinamentos para melhoria contínua


Promova treinamentos em períodos pré-determinados, ou sempre que sentir que a equipe está precisando de algo para se motivar.

Muitas vezes os pacientes conhecem sua equipe de colaboradores e nem chega até você, por isso é de suma importância mantê-los treinados e motivados!

 

Forte abraço,

Bruno Trevisan Rosa CEO Encantadores de Pacientes

 

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